quarta-feira, 21 de mai. de 2025
setu
Cotidiano Mundo

Papa Leão XIV pede fim de ‘guerra de palavras’ e libertação de jornalistas presos

O Pontífice destacou a importância da imprensa na promoção da paz e se posicionou contra prisões dos que 'buscam contar a verdade'

Papa Leão XIV pede fim de 'guerra de palavras' e libertação de jornalistas presos (Foto: Vatican News)

O Papa Leão XIV pediu o fim de uma polarizadora “guerra de palavras” e a libertação de jornalistas presos ao redor do mundo durante o primeiro encontro com jornalistas da imprensa mundial no Vaticano na manhã desta segunda (12). Em pronunciamento aos jornalistas, o pontífice pediu que a mídia aja contra a polarização no mundo, e ressaltou a importância da comunicação para promover a paz e “contar a verdade”.

A paz começa com cada um de nós, com a forma como olhamos para os outros, ouvimos os outros e falamos sobre os outros. Nesse sentido, a maneira como nos comunicamos é de importância fundamental. Precisamos dizer não à guerra de palavras, de imagens.

De acordo com Leão XIV, os jornalistas têm um importante papel ao narrar as guerras e injustiças. O Papa também ressaltou que é necessário discernir qualquer comunicação do extremismo e do ódio. O pontífice pediu uma comunicação capaz de escutar e de capturar a voz daqueles que não a têm. Além disso, também voltou a falar sobre a Inteligência Artificial e pediu que a tecnologia seja usada com “responsabilidade e discernimento” na comunicação.

O encontro de Leão XIV com a mídia ocorreu em um momento de grande cobertura da mídia mundial no Vaticano por conta do conclave. Ele foi ovacionado pelos jornalistas presentes em alguns momentos e cumprimentou jornalistas ao terminar a fala. Por fim, Leão XIV pediu ainda a libertação de jornalistas presos ao redor do mundo e ressaltou a solidariedade da Igreja Católica com essas pessoas.

O sofrimento dos jornalistas presos desafia a consciência das nações e da comunidade internacional, convocando todos nós a salvaguardar o precioso dom da liberdade de expressão e de imprensa.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.