22/08/2023
Cotidiano

Para coordenador geral, Festa da Padroeira foi um sucesso

imagem-48075

A edição da Festa de Nossa Senhora do Belém, padroeira de Guarapuava, neste ano, foi considerada um sucesso de participação de fieis. Embora a movimentação financeira ainda não tenha sido computada, o que acontecerá ainda nesta semana, a expectativa, é de que o lucro também tenha sido considerável. A avaliação preliminar é do coordenador geral da festa, Carlos Antonio da Silva Vieira.
“A programação toda, incluindo as novenas, foi sucesso de público”, disse o voluntário. Segundo Vieira, o lucro será revertido para a obra de construção da nova catedral. “Precisamos de mais três anos de festa para que a obra possa ser concluída”, diz. Para fazer frente a essa carência e antecipar a construção, outros eventos serão realizados no decorrer do ano. “Vamos repetir o Show de Prêmios que no ano passado teve uma resposta muito positiva”, afirma Vieira.

Quem participa da festa, não imagina o trabalho dos bastidores e o envolvimento voluntário das pessoas, considerado o maior desafio da organização. “Neste ano foram envolvidas 500 pessoas, mas ainda é pouco”, diz o coordenador. Os preparativos começam em agosto para que tudo saia a contento no dia 2 de fevereiro.
A distribuição das funções agrega as pastorais e os movimentos religiosos. “Temos 18 pastorais que junto com os movimentos somam 30”, disse o padre Acácio. “A confecção da maionese, por exemplo, ficou por conta da Legião de Maria, do Apostolado da Oração e da Pastoral da Família”, diz.

Foto: Carlos Antonio e Padre Acácio

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.