22/08/2023



Cotidiano Paraná

Para Lula, “Itaipu é modelo de empresa que deu certo”

Lula disse que uma empresa pública como a Itaipu Binacional precisa usar parte do dinheiro para melhorar a qualidade de vida da população

Enio e Lula (Foto: divulgação)

A Itaipu Binacional e a gestão de Enio Verri como diretor-geral brasileiro da usina foram tópicos da entrevista que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu ao jornalista João Barbiero. Lula encontra-se em Curitiba nesta quinta(15). Ele falou 53 minutos à Rádio T, rede que congrega 34 emissoras do Paraná.

Lula está no Paraná par a retomada das operações da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa). Também anunciou investimentos na Refinaria do Paraná. A empresa pertence à Petrobras e estava inativa desde 2020.

De acordo com o presidente, uma empresa pública como a Itaipu Binacional precisa usar parte do dinheiro para melhorar a qualidade de vida da população. Lula disse que a  Itaipu é “uma empresa que está paga” e que “praticamente só [gera] lucro e manutenção”. Conforme o Presidente, a empresa tem condições de “fazer muita coisa a nível nacional”, além da geração de energia. “Porque se passou a ideia de que a Itaipu não podia fazer essas coisas. Itaipu pode fazer muita coisa pelo Brasil.  “Eu acho que a Itaipu e a Petrobras são modelos de empresas que deram certo”, resumiu o presidente.

Na fala, Lula destacou ainda a importância de se ajudar cooperativas e pequenos e médios produtores. Trabalho que a Itaipu desenvolve por meio do programa Itaipu Mais que Energia. Também citou a retomada das obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), anunciada em 2023 com recursos da usina.

Enio Verri, cuja gestão completou um ano em março, foi elogiado pelo presidente. “Enio tem sido uma surpresa extraordinária, tem muita competência, lealdade, discernimento e muita vontade de fazer política social”. Na avaliação do Presidente, o que o diretor-geral brasileiro está fazendo com a empresa “é uma coisa extraordinária”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo