O presidente da Sociedade Rural de Guarapuava Johann Zuber Filho considerou a edição da Expogua que terminou neste domingo (11) como sendo a melhor dos últimos anos. Embora o resultado financeiro ainda não tenha sido computado, as estimativas são boas. "A edição deste ano da Expogua foi a melhor dos últimos anos. O público prestigiou, os negócios aconteceram, esse é o nosso objetivo. Esperamos para o próximo ano crescer e melhorar ainda mais, consolidando assim a Expogua como uma grande feira”.
Os resultados atingidos no campo do agronegócio e nos eventos pecuários, por exemplo, foram destaque no evento. “Os leilões foram muito bem, passamos de 90 reprodutores vendidos nessa Expogua. No gado geral nós tivemos liquidez total, foram vendidos todos os animais”.
De acordo com Zuber, chamou bastante atenção também a venda de ovinos. “Foi muito boa. Ano passado não tivemos um resultado tão bom, mas este ano a venda nessa área foi ótima. O setor leiteiro também se destacou. Em um comparativo com o ano passado tivemos um aumento muito significativo no número de animais expostos, tanto da raça Jersey quando da raça Holandês. Isso mostra que o produtor está cada vez mais buscando se qualificar, se especializar”.
Com esses resultados, Zuber reafirma o compromisso da Sociedade Rural de trazer para a próxima edição da Expogua ainda mais animais na área de leite. “Nós sabemos que cada vez mais Guarapuava e região está se destacando como uma bacia leiteira, os produtores cada vez mais estão investindo no leite e acreditando nele como uma grande alternativa para a pequena e média propriedade. Ficamos felizes que a feira esteja contribuindo para essa evolução na área”.
Durante os 10 dias de evento, mesmo enfrentando alguns dias frios e chuvosos, a população prestigiou a feira. “Nós tivemos nesse ultimo sábado (10) a chuva e o frio que espantaram um pouco os visitantes. E o sábado é um dia em que o público é muito grande, então, quebrou um pouco o movimento, mas mesmo assim quase dois mil pagantes foram registrados".
Neste domingo, porém, o publico foi surpreendente, mesmo sendo Dia dos Pais. "O movimento foi bem forte, principalmente na parte da tarde". Numa avaliação preliminar, a diretora da Sociedade Rural estima que entre 100 e 120 mil pessoas passarm pelo Parque Lacerda Werneck nos dias da feira.
As atrações artísticas, responsáveis por atrair grande público para a feira, também não decepcionaram. Os grandes nomes da música sertaneja nacional que participaram desta edição agradaram tanto o público quanto a organização e novas ideias relacionadas ao formato já estão sendo avaliadas para 2014. “Nós gostamos muito dos dois shows no dia. Acredito que ano que vem, pelo menos em um dia, teremos dois shows novamente. Talvez tenhamos quatro atrações dividas em shows duplos como neste ano, um para a abertura e outro para o meio da semana. São melhorias que nós vamos estudar, são pontos que deram certo e que podemos repetir”.
Com informações de Nádia Moccelin (Assessoria de Imprensa da Expogua/Unicentro)