Nesse domingo (15), a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) promoveu a 2ª edição da Parada de Natal de Guarapuava, com o apoio da Energisa e da Prefeitura Municipal. Mais de 15 grupos desfilaram, somando 500 pessoas, enquanto o público que acompanhou a movimentação na extensão da rua XV de Novembro passou de cinco mil.
Assim, conforme a assessoria da Acig, desde a sua primeira edição, a Parada tem como um de seus objetivos principais integrar diferentes bairros com o Centro da cidade.
Por isso, cinco bairros tiveram concentração de grupos, que percorreram as ruas de Guarapuava simultaneamente até chegar à Praça Cleve. Os ciclistas saíram do bairro Santana, os motoqueiros do bairro planejado Cidade dos Lagos, os colecionadores de carros antigos do Bonsucesso, os jipeiros do Tancredo Neves, e da Vila Bela saíram os carros das empresas participantes da campanha de prêmios Natal Sonho Dourado da Acig.
Os cinco grupos chegaram à Praça Cleve por volta das 19h, onde uniram-se aos participantes que já estavam concentrados. Além disso, entre as atrações do desfile estavam: caminhão interativo da Energisa, trenzinho do Noel, grupo de escoteiros de Guarapuava. Além da carreta da alegria, trenzinho da Pietrobon, banda dos Noeis. E ainda caminhão especial Covsom, grupo de cães das raças Golden Retriever e Husky Siberiano, artistas encantados da Felchak Produções e, claro, o Papai Noel.
O presidente da Acig, Cledemar Antonio Mazzochin, ressaltou que todo o trabalho de organização da Parada é voluntário, e isso demonstra a força do associativismo.
Ano passado nós iniciamos a Parada de Natal, com a intenção de criar uma cultura de clima natalino na cidade, fortalecendo as tradicionais iniciativas da Prefeitura, que são a Praça Encantada e o Coral dos Anjos. De 2018 para 2019 percebemos que a Parada caiu nas graças do guarapuavano e já se tornou um dos eventos imperdíveis da cidade. O público aumentou quase dez vezes da primeira para a segunda edição, e novos grupos nos procuraram este ano para participar do desfile.
A vice-presidente da Acig, Maria Inês Guiné, observa que a Parada traz um encantamento diferente para o público. “As famílias ficaram fascinadas com os cachorros, os carros antigos, as motos, e demais grupos participantes. Assim, muitas pessoas não sabem que nossa cidade tem tantos grupos organizados. Assim, a Parada acaba funcionando como uma vitrine para mostrar o que Guarapuava tem de diferente e encantador. Para a Associação é uma honra poder contribuir para que as famílias ocupem os espaços públicos. Além disso, que tenham momentos de lazer e felicidade juntos, e curtam a nossa linda cidade”, afirma Guiné.
A Acig agradeceu todos os parceiros que participaram da Parada de Natal e os que possibilitaram a atividade, em especial à Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Trânsito e as empresas de segurança privada Inviolável e Falcão.
Leia outras notícias no Portal RSN.