22/08/2023

Parada para a Copa embolará ainda mais o Brasileirão

Depois de nove rodadas, o Campeonato Brasileiro dá uma parada nas atividades para a disputa da Copa do Mundo. Se agora, com o campeonato muito equilibrado, já é difícil dizer quem sairá campeão do Brasileirão, imagine depois da Copa.

Antes mesmo do início do campeonato, o Cruzeiro era apontado por muitos como favorito a conquista do título. No decorrer destas nove rodadas, a raposa confirmou o favoritismo e com um futebol exuberante e convincente já figura no topo da tabela.  O time celeste até mesmo começou uma arrancada para se distanciar dos rivais e tentar conquistar o título de forma antecipada, assim como aconteceu ano passado, contudo a raposa ligeirinha foi brecada pela pausa do Mundial.

Melhor para os clubes que vem logo atrás na tabela como : Fluminense, Corinthians, São Paulo e a dupla Gre-Nal, que podem aproveitar a pausa para se reestruturar, tomar fôlego e correr atrás do Cruzeiro, que ainda segue um degrau acima dos demais.

Nesse contexto, a preparação e os investimentos da diretoria na contratação de reforços deve valer mais do que os investimento das comissões técnicas na preparação da equipe, com amistosos, intertemporadas ou treinos.

É claro que posso queimar a língua e apenas algumas semanas de treinamento possam fazer com que os técnicos consigam consertar alguns defeitos dos seus times. Contudo, vejo muito desses times postulantes ao título com deficiências crônicas, que simples treinamentos dificilmente irão conseguir consertar, necessitando de mudanças mais radicais.

É o exemplo do São Paulo , que apesar de ter um ataque forte com Luis Fabiano, Pato, Ganso e Cia, enfrenta problemas no setor defensivo e é um dos times que mais tomou gol no campeonato. Para o prosseguimento da competição depois da Copa, o clube já contratou Alan Kardec, mais um nome para o setor ofensivo do time.

Se o problema do Tricolor do Morumbi é a defesa, o do Corinthians é justamente o contrário: o ataque. Desde a era Tite, o Timão sofre com um ataque ineficiente, situação que se agravou ainda mais com Mano Menezes e seu estilo de jogo na retranca. Para melhorar a situação, o Corinthians aposta todas as suas fichas em Elias, que promete melhorar o setor de criação e colocar velocidade na transição da defesa para o ataque. A diretoria também confirmou a contratação do atacante uruguaio, Lodeiro, e segue em busca de mais um nome para a frente e um zagueiro.

O Grêmio tem sido inconstante no campeonato e sofre com os desfalques, o que faz o time não manter o nível de atuação.  Já o Inter, segundo a própria comissão técnica, segue de acordo com o esperado, mas ainda encontra dificuldades para matar os jogos, principalmente  fora de casa, onde ainda não venceu no campeonato e apesar de ter saído na frente em três oportunidades cedeu o empate.

Cristovão Borges acertou o Fluminense, que mesmo com ausências importantes como a de Fred, continua em busca do topo e segue na cola do Cruzeiro. Mesmo com o bom rendimento e as boas atuações, o técnico tricolor também quer reforços neste período de Copa

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo