Da Redação
Guarapuava – O Paraná vai receber, entre os dias 4 e 12 de agosto, autoridades da educação profissional de todo o mundo para a Conferência Internacional de Educação Profissional. O evento, organizado pelo Senai, acontece em Curitiba e tem como objetivo proporcionar aos especialistas da área ferramentas para o desenvolvimento de suas competências de atuação, em uma área de grande importância para a empregabilidade na indústria. Entre os palestrantes estarão autoridades da Organização Internacional do Trabalho (OIT), como o diretor da OIT para a América Latina e Caribe, José Manuel Salazar-Xirinachs. A conferência ocorre em Curitiba, na sede do Senai no Jardim Botânico.
A conferência contará ao todo com palestrantes de 13 países. O evento seguirá temáticas de educação profissional, competitividade e inovação; educação profissional para o desenvolvimento social; gestão estratégica e operacional para educação profissional e metodologias de formação profissional. Segundo Dionísio João Parise, da Gerência de Alianças Estratégicas do Senai, temas como recursos didáticos, práticas pedagógicas e gestão serão discutidas em painéis e minicursos. “Os participantes poderão ter acesso às principais tecnologias educacionais utilizadas na educação profissional”, explica.
Para a gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Rosane Lara, o debate sobre educação profissional enriquece e ajuda no aprendizado dos profissionais do Brasil, ainda mais em um evento realizado no país. “É importante para o Brasil discutir sobre educação profissional com autoridades de outros países para nos mantermos atualizados, conhecendo e compartilhando melhores práticas, a fim de promovermos parcerias com outras instituições em uma atuação em rede. Em momentos de crise, surgem grandes oportunidades e alternativas para fazermos o que sempre fizemos, mas de forma diferente”.