22/08/2023
Cotidiano Educação Em Alta Paraná

Paraná oferece curso de formação para pedagogos da rede estadual

Inscrições começaram na sexta (6). Curso de Pedagogo Formador atenderá cerca de 4,7 mil profissionais da área em exercício na rede estadual

Incrições estão abertas (Foto: Lucas Fermin/SEED)

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) oferece, a partir deste ano, o curso de formação continuada Pedagogo Formador (PedFor). O curso voltado aos pedagogos que atuam nas escolas da rede pública do Estado, atenderá cerca de 4,7 mil profissionais da área em exercício na rede. As inscrições para a primeira turma começaram na última sexta (6). Para se inscrever precisa acessar o link enviado ao e-mail @escola dos profissionais. Futuramente, o link estará disponível na página do programa.

O curso tem encontros semanais, no formato on-line e síncrono, em Ambiente Virtual de Aprendizagem do Google Classroom, com duração de 1h40. Os encontros terão formato de mentoria, de modo a promover a troca de conhecimentos e experiências práticas entre os pedagogos.

O objetivo é capacitar estes últimos para identificarem desafios específicos no contexto escolar. Pretende orientar os pedagogos no planejamento e na implementação de intervenções para melhoria da frequência escolar e da aprendizagem. E ainda ajudar na redução da taxa de reprovação. Os encontros terão momentos de estudo dirigido e aprofundamento teórico-prático.

A formação tem como intuito consolidar a identidade do trabalho pedagógico. Assim sendo, preparando os pedagogos para o exercício da liderança e da gestão do processo de ensino e aprendizagem, da organização do trabalho pedagógico e da formação continuada em serviço dos docentes nos diferentes contextos escolares.

INSCRIÇÃO

O processo de inscrição obedecerá a duas etapas: a primeira é prioritariamente voltada aos pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) que estejam em exercício nas equipes pedagógicas escolares. Já a segunda etapa disponibilizará as vagas remanescentes para pedagogos contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS) que também estejam atuando nas escolas. E ainda, para aqueles em exercício em outros órgãos da Educação, como a própria Seed-PR e os Núcleos Regionais de Educação (NRE), e os que atuem na tutoria pedagógica desses núcleos.

As vagas serão oferecidas duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. A participação dos profissionais QPM é obrigatória e deve ocorrer em ao menos um semestre do ano letivo vigente, já que funcionará como critério de pontuação para a distribuição de aulas e funções no ano letivo subsequente. Profissionais que atuam exclusivamente na modalidade de Educação Especial não participam da formação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.