22/08/2023
Cotidiano Paraná Saúde

Paraná recebe neste sábado (8), nova remessa da vacina Coronavac

As 57.800 doses da vacina são para aplicação da 2ª dose. Essa remessa se soma às quase 310 mil doses que chegaram nessa quinta (6) ao Paraná

CORONAVAC

As 57.800 doses da vacina são para aplicação da 2ª dose. Essa remessa se soma às quase 310 mil doses que chegaram nessa quinta (6) ao Paraná (Foto: Gilson Abreu/AEN)

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta sexta (7), que o Paraná recebe neste sábado (8), mais 57.800 doses da Coronavac. Todas da chamada D2, a de reforço. Assim, conforme as informações, as doses chegam ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, por volta das 10h05. Em seguida, as vacinas serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para separação e armazenamento.

De acordo com a Sesa, deste total, 15.919 doses vão atender pessoas de 60 a 64 anos. Além disso, 2.747 para forças de segurança e salvamento e 33.377 para ajustar a imunização em segunda dose no público prioritário já vacinado com a primeira. Entre eles, trabalhadores de saúde e idosos, dependendo da necessidade dos municípios. A diferença para o quantitativo total é a reserva técnica.

VACINAÇÃO

Conforme a Sesa, essa remessa se soma às 242 mil doses da vacina Covishield, da parceria AstraZeneca/Oxford, entregues nesta quinta (6). E às 67.774 doses do imunizante Pfizer/Comirnaty/BioNtech. Desse modo, o Paraná já recebeu e distribuiu mais de 3 milhões de doses. Conforme o Vacinômetro, 1,9 milhão de paranaenses já receberam a primeira dose e 1,045 milhão já completaram a imunização com as duas doses.

Por fim, o Estado já começou a imunizar 16 grupos prioritários: indígenas; idosos em Instituições de Longa Permanência e pessoas com deficiência institucionalizadas. Também compõem o grupo, os trabalhadores da saúde e da segurança pública; forças armadas e de salvamento e quilombolas. E ainda sete faixas etárias entre a população idosa, dos 60 a 64 aos mais de 90 anos e pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.