O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta sexta (7), que o Paraná recebe neste sábado (8), mais 57.800 doses da Coronavac. Todas da chamada D2, a de reforço. Assim, conforme as informações, as doses chegam ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, por volta das 10h05. Em seguida, as vacinas serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para separação e armazenamento.
De acordo com a Sesa, deste total, 15.919 doses vão atender pessoas de 60 a 64 anos. Além disso, 2.747 para forças de segurança e salvamento e 33.377 para ajustar a imunização em segunda dose no público prioritário já vacinado com a primeira. Entre eles, trabalhadores de saúde e idosos, dependendo da necessidade dos municípios. A diferença para o quantitativo total é a reserva técnica.
VACINAÇÃO
Conforme a Sesa, essa remessa se soma às 242 mil doses da vacina Covishield, da parceria AstraZeneca/Oxford, entregues nesta quinta (6). E às 67.774 doses do imunizante Pfizer/Comirnaty/BioNtech. Desse modo, o Paraná já recebeu e distribuiu mais de 3 milhões de doses. Conforme o Vacinômetro, 1,9 milhão de paranaenses já receberam a primeira dose e 1,045 milhão já completaram a imunização com as duas doses.
Por fim, o Estado já começou a imunizar 16 grupos prioritários: indígenas; idosos em Instituições de Longa Permanência e pessoas com deficiência institucionalizadas. Também compõem o grupo, os trabalhadores da saúde e da segurança pública; forças armadas e de salvamento e quilombolas. E ainda sete faixas etárias entre a população idosa, dos 60 a 64 aos mais de 90 anos e pessoas com comorbidades e deficiência permanente.
Leia outras notícias no Portal RSN.