22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná Saúde

Paraná registra mais 10 mortes em decorrência de dengue nesta semana

Em Guarapuava, houve registro de dois novos casos, somando 17 no total. Não há novas confirmações nos demais municípios da 5ª Regional

dengue

Em Guarapuava, houve registro de dois novos casos (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nessa terça (20), 6.771 novos casos de dengue, 10 mortes pela doença e mais 7.818 notificações no Paraná. Dessa forma, o Estado chegou a 100.686 confirmações, 78 mortes e 316.031 notificações no atual período epidemiológico, que iniciou em julho de 2022 e acaba em 40 dias.

Os dados do 43° Informe Epidemiológico de Arboviroses também apontam dois novos casos positivos em Guarapuava, somando 17 no total. Entretanto, não há novas confirmações nos demais municípios da 5ª Regional de Saúde.

A Sesa também publicou o informe entomológico, o terceiro do ano, com informações sobre índice de infestação e depósitos predominantes do vetor, o Aedes aegypti. Entre 15 de abril a 16 de junho, dos 399 municípios do Paraná, 30 tem classificação como situação de risco de epidemia. Além disso, há 163 em alerta e 114 em situação satisfatória para o Índice de Infestação Predial (IPP).

Conforme o levantamento entomológico, mais de 75% dos criadouros podem ser eliminados, como vasos de plantas, pneus e lixo. Dessa forma, “isso evidencia a necessidade de sensibilização da população para o cuidado com o domicílio e a intensificação dos serviços de limpeza urbana e destinação de resíduos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.