O Governo do Paraná autorizou a abertura de um concurso público para fortalecer o quadro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No total, serão 625 vagas para fortalecer o atendimento de saúde no Paraná. As vagas são para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais para atender a população dos 399 municípios, organizados por meio das 22 Regionais.
Ao total, serão 309 vagas para Promotor de Saúde Profissional, contemplando funções de nível superior, como enfermeiro (80 vagas), médico (71 vagas), farmacêutico (71 vagas) e biólogo (13 vagas). Além de vagas para assistente social, psicólogo, odontólogo, entre outros. Além disso, 316 vagas abrangem os cargos de Promotor de Saúde Execução, de nível técnico, distribuídas entre técnico de enfermagem (206 vagas), técnico de laboratório (80 vagas) e técnico de Segurança do Trabalho (30 vagas).
A previsão da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap), que está organizando o certame, é de que a instituição da comissão do concurso ocorra até 21 de maio. Posteriormente, a expectativa é que a publicação do edital aconteça na primeira quinzena de novembro.
PROMOÇÃO
Paralelamente à contratação de novos profissionais, o Governo do Estado também abrirá o prazo para a promoção funcional de servidores da Saúde. Entre os dias 14 de julho e 1º de agosto, aproximadamente 5.500 servidores que preencherem os requisitos poderão protocolar os pedidos de promoção.
As promoções ocorrerão com base em título, escolaridade e merecimento. Dessa forma, valorizando o desenvolvimento profissional e o desempenho dos servidores na melhoria contínua dos serviços públicos de saúde. A medida atende cerca de 80% dos profissionais da Saúde. Por fim, a promoção gera um impacto anual de R$ 150 milhões na folha de pagamento dos servidores.
Leia outras notícias no Portal RSN.