A partir desta quinta-feira (22), até o dia 1º de dezembro, 385 serviços de saúde do Paraná vão oferecer gratuitamente o teste rápido para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e as hepatites B e C, e também a presença do HIV (vírus da aids). A campanha “Fique Sabendo” foi lançada nesta quinta-feira (22), em Curitiba, pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e será realizada em 220 municípios do Estado.
“O objetivo é ampliar o acesso ao teste rápido, uma ferramenta confiável e de boa adesão da população. Sabemos que uma epidemia silenciosa pode estar ocorrendo e por isso, além do diagnóstico, também estamos estruturando uma rede assistencial para tratar os casos de forma humanizada e eficiente”, afirmou Caputo Neto.
O Paraná é o único estado da região Sul a participar da mobilização nacional. Estima-se que nos 10 dias de campanha serão realizados no Estado mais de 50 mil testes. Após o período, os testes rápidos de sífilis e HIV continuarão disponíveis nos postos de coleta. Os testes das hepatites B e C estarão em 35 Centros de Testagem e Acompanhamento. A previsão é que até o final de 2013 todos os tipos do teste rápido sejam implantados nos 399 municípios paranaenses.