O novo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) é um paranaense de União da Vitória. Eleito na quarta (12), o desembargador Fernando Quadros da Silva, deve ficar no cargo durante o biênio 2023-2025. Ele havia tido nomeação como desembargador federal em 2009 e ocupava a vice-presidência do TRF4 desde 2021.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), também farão parte da gestão, o desembargador João Batista Pinto Silveira para a vice-presidência. Além disso, também teve eleição da desembargadora Vânia Hack de Almeida para a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região. E, por fim, dos titulares e suplentes para os demais cargos de gestão do tribunal.
Ademias, na mesma sessão, o Plenário escolheu, pelo critério de antiguidade, o juiz federal Marcos Roberto Araújo dos Santos para assumir a vaga da desembargadora Marga Inge Barth Tessler, que se aposentou em janeiro. Conforme as informações, a posse ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer em junho. O governador Carlos Massa Ratinho Junior parabenizou, nesta sexta (14), o paranaense pela eleição.
CURRÍCULO
Fernando Quadros da Silva é graduado em Direito pela Unicuritiba (1988), especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília – UnB (1997). Assim como mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2001) e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2012).
Iniciou a carreira como advogado e, em 1991, teve nomeação como procurador do Ministério Público do Trabalho. Atuou na Primeira Instância da Justiça Federal entre 1993 e 2009, quando recebeu nomeação para o TRF4. Por fim, também foi também juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná entre 2004 e 2006.
Leia outras notícias no Portal RSN.