22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Parceria entre Procon e Unicentro amplia apoio a superendividados

Parceria foi assinada nesta segunda (7) entre o prefeito Celso Góes e o reitor Fabio Hernandes e vai envolver alunos de Contábeis

elso

Parceria assinada (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Uma solenidade no gabinete principal da Prefeitura nesta segunda (7), marcou uma parceria do Procon de Guarapuava com a Prefeitura e a Unicentro. Trata-se da assinatura do convênio para dois projetos de extensão propostos pelo Procon no combate ao superendividamento.

De acordo com o Órgão, em desenvolvimento no município há cerca de um ano, o Programa de Organização de Dívidas e Educação Financeira (PODE), representa um ganho para a população. Conforme a coordenadora e presidente do Fórum dos Procons no Paraná, Luana Esteche, o Procon já atendeu aproximadamente 200 consumidores.

Quase 500 dívidas renegociadas em 15 meses, com percentuais de descontos que variaram de 20% até 96%.

E para buscar o padrão de atendimento proposto, a parceria com o Departamento de Ciências Contábeis vai proporcionar atendimento especializado. Conforme Luana, alunos da universidade vão assessorar superendividados atendidos pelo PODE.

A intenção, conforme a advogada, é que estes possam retornar ao mercado de consumo. “Mas com consciência financeira e conhecimentos de administração do orçamento doméstico”.

Reitor Fabio Hernandes (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Para Celso Góes, mais uma vez, saímos na frente. “Por meio desta parceria com a Unicentro, temos a certeza de que vamos ajudar muitas pessoas que passam pela dificuldade do endividamento. Este é um verdadeiro problema de saúde, pois uma pessoa endividada pode entrar em depressão ou adquirir outras doenças. Essa parceria reflete nosso compromisso em cuidar de todos da comunidade, fornecendo ferramentas práticas para que cada cidadão possa controlar suas finanças, recuperar a dignidade e construir um futuro seguro”.

Conforme Luana Esteche, a assinatura do termo de compromisso representa um verdadeiro marco para o município.

Este programa é inédito do Estado e que, além de atender às demandas das pessoas físicas, atuará ainda, junto às empresas que passam por dificuldade.

Agora, segundo Luana, com esses projetos haverá a possibilidade de ajudar muito mais a quem passa por dificuldades. “É um trabalho que vai além da orientação. Esta é uma verdadeira mentoria financeira, com indicação correta sobre a consciência de seus gastos. Esta parceria possibilita um acompanhamento periódico das pessoas e, futuramente, das empresas”.

Conforme o reitor, a universidade tem um papel fundamental no suporte e desenvolvimento da comunidade. Ele reitera que esta parceria com a prefeitura de Guarapuava é fundamental em um trabalho que vai além da assistência social em favor da população. “Mais uma vez, firmamos a parceria entre a Unicentro e a prefeitura neste projeto inédito e inovador, que é o de prestar assistência às pessoas que passam por dificuldade por causa do endividamento. Por meio da pró-reitoria de extensão, daremos andamento a diversas ações que venham ao encontro dos anseios da comunidade”.

Primeiramente, dois projetos estarão em pauta. De acordo com Luana, um deles é a mentoria financeira. Esse vai orientar sobre o orçamento familiar e acompanhar periodicamente a família atendida. E o segundo é o Checkpreços, que “trata-se de uma ferramenta preventiva e auxiliar”.

 O consumidor poderá consultar o valor dos principais produtos da cesta básica e combustíveis. Isso vai trazer economia para a família guarapuavana.

Conforme o Procon, inicialmente serão cerca de 140 produtos em 14 estabelecimentos comerciais da cidade. Assim, as pesquisas vão ocorrer quinzenalmente e ainda vão permitir a análise da inflação da cidade. Dessa forma, essa condição pode pautar as políticas públicas de fomento da economia local.

“O convênio envolverá o trabalho de alunos dos cursos da Unicentro, os quais contribuirão trazendo para a prática os conhecimentos aprendidos na academia, formando profissionais sensíveis com a realidade social”.

Coordenadora do Procon, Luana Esteche (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Como aprimoramento do programa Checkpreços, o Procon pretende lançar um aplicativo. Nele os consumidores vão poder consultar os preços locais antes de irem às compras. A consulta pode ser de um produto isolado ou pelo total da lista de compras.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade o prefeito Celso Góes, o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, a coordenadora do Procon, Luana Esteche e o presidente da Câmara, Pedro Moraes. Assim como os professores Ivonaldo Brandani Gusmão e Marcos Roberto Kuhl, de Ciências Contábeis e outras autoridades.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo