Parlamentares de Nova Iorque aprovam a legalização da maconha
22/08/2023
Cotidiano Mundo

Parlamentares de Nova Iorque aprovam a legalização da maconha

Nova Iorque o 15º estado norte-americano a permitir o uso recreativo da maconha. Proposta ainda precisa de sanção do governador

nova iorque

Parlamentares de Nova Iorque aprovam a legalização da maconha (Foto: Reprodução/Pixabay)

Parlamentares de Nova Iorque aprovaram nessa terça (30) proposta que legaliza o uso de maconha por adultos, fazendo do estado o 15º dos Estados Unidos a permitir o uso recreativo da droga. De acordo com a Agência Brasil, o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse estar ansioso para sancionar a proposta e transformá-la em lei. “Nova Iorque tem uma história consolidada de ser a capital progressista da nação, e essa importante lei vai, mais uma vez, levar esse legado adiante”.

O Senado estadual de Nova Iorque aprovou a lei por 40 votos a 23, enquanto a Assembleia votou por 100 a 49 a favor da proposta. A decisão também teve reconhecimento pela NORML, um grupo pró-maconha. Ainda conforme o grupo, dezenas de milhares de nova-iorquinos acabaram presos todos os anos, por pequenas violações relacionadas à maconha. Além disso, que a maioria era jovem, pobre e de cor.

Por fim, conforme comunicado da procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, a legalização da maconha é um imperativo social e de justiça criminal. “A votação de hoje é uma passo crítico em direção a um sistema mais justo”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.