22/08/2023
Cotidiano Em Alta

Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebra 50 anos de história

Com missa solene às 10h, comunidade do bairro Bonsucesso comemora Jubileu de Ouro e relembra trajetória que começou com terços em família na década de 60

Santuário Nossa Senhora Aparecida em Guarapuava (Foto: Diopuava)

Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebra Jubileu de Ouro com missa solene neste domingo
Meio século de história, devoção e trabalho comunitário. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bonsucesso, celebra neste domingo (14) o Jubileu de Ouro. A programação jubilar, termina às 10h, com a celebração solene do Jubileu de Ouro. O rito deve reunir a comunidade paroquial em ação de graças pela trajetória vivida e pelo serviço prestado à evangelização na cidade. A programação festiva marca os 50 anos de fundação oficial da comunidade, ocorrida em 1975, e encerra um ciclo de celebrações que envolvem gerações de fiéis guarapuavanos.

De acordo com o Padre Acácio Evêncio de Oliveira, pároco, a data não serve apenas para olhar para o passado, mas para projetar o futuro da igreja.

É um momento de recordação, de renovação espiritual e de gratidão. Queremos atualizar o que temos hoje, especialmente com a juventude, para tocar o trabalho em frente. É agradecer e esperar pelos próximos 50 anos.

De acordo com a Diocese de Guarapuava, a história da paróquia começou seis anos antes da emancipação oficial. Em 1969, moradores do Bonsucesso iniciaram grupos de oração nas casas. O movimento atraiu a atenção de Dom Frederico Helmel e do então Padre Armando Holocheski, que deram suporte à organização da comunidade. Conforme a história, ainda em 1969, surgiu a necessidade de um espaço próprio para as celebrações. Laurindo Rocha doou um terreno para a obra d a futura capela. No local, no dia 12 de outubro, houve a celebração da primeira missa a céu aberto. Os anos seguintes foram marcados por intenso trabalho comunitário, com festas e ações para arrecadação e recursos, possibilitando a construção da primeira capela.

No dia 11 de outubro de 1970, a imagem de Nossa Senhora Aparecida deixou a Catedral Nossa Senhora de Belém e entronizada na capela já concluída. Em 1971, no Domingo de Ramos, o bispo Dom Frederico Helmell confiou a capela aos cuidados do padre Pedro Canísio. Finalmente, de acordo com a história, em 14 de dezembro de 1975, a comunidade elevou-se à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, tendo a padroeira do Brasil como protetora. A casa paroquial briu em 6 de julho de 1976.

Em 1993, com a perspectiva da construção de um santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Assim sendo, a antiga igreja,  que serviu à comunidade por 23 ano, foi demolida, e as celebrações passaram a ocorrer no salão paroquial. O projeto ganhou forma em 12 de julho de 1997, com o lançamento e a bênção da pedra fundamental do Santuário Nossa Senhora Aparecida, solenemente inaugurado em 10 de outubro de 2002.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.