Paróquia São Miguel de Irati terá relíquia ligada a São João Paulo II

Em 29 de setembro, dia do padroeiro da cidade, haverá uma solenidade oficial de acolhida da relíquia. A Paróquia está preparando uma programação especial

Papa João Paulo II foi canonizado em 2014 (Foto: Reprodução)

A Paróquia São Miguel de Irati, receberá uma relíquia em primeiro grau do Papa, que hoje é santo da Igreja Católica, João Paulo II. De acordo com as informações, se trata de uma parte do corpo do santo que ficará exposta na Igreja Matriz para veneração dos fiéis. Assim, serão duas relíquias que chegarão no próximo mês na Diocese de Ponta Grossa.

Além de Irati, o município de Castro também deve receber o fragmento do corpo do santo. O pároco da Paróquia São Miguel, padre Luiz Mirkoski, afirmou que a escolha de Irati se trata de um resultado que veio de uma proposta do padre Cristiano.

Ele teve experiência pastoral aqui na São Miguel, e através de um contato que eu também tive com o diácono Tiago, na época seminarista da Congregação dos religiosos de Nossa Senhora de Sion, que possui casas de formação tanto na Polônia como em Israel. Ele (Tiago) tem contato com o Santuário de São João Paulo II na Polônia, onde há as relíquias para serem distribuídas com toda a prudência e os cuidados.

De acordo com o padre, as relíquias do santo são destinadas a lugares que possuem devoção e grande relevância da tradição polonesa. Em Irati, a Paróquia São Miguel possui forte presença da etnia, com celebrações e atividades religiosas na língua estrangeira, fator que foi importante para vinda da relíquia.

“Temos uma hora de oração em polonês todo mês, cultiva-se a missa das línguas, na festa de Pentecostes, o coral polonês. Além disso, temos o quadro de Nossa Senhora de Monte Claro, que foi um presente do papa para Irati. Esses e outros fatores contribuíram para a vinda para cá, a qual foi aceita pelo nosso bispo dom Sergio”.

SOLENIDADE DE ACOLHIDA

Conforme as informações do Portal Clique, no dia 29 de setembro, dia do padroeiro, foi a data escolhida para a solenidade oficial de acolhida da relíquia. A Paróquia está preparando uma programação especial, que consiste em uma carreata, santa missa campal e visitação nas comunidades do território paroquial.

Desse modo, no dia 22 de outubro, data da celebração da festa de São João Paulo II, a relíquia será colocada oficialmente na Igreja Matriz. “Vamos fixar debaixo do quadro de Nossa Senhora de Czestochowa, onde a estrutura será chumbada e protegida por alarme, câmeras, e isolamento, sendo disponibilizada para visitação pública, onde ficará permanentemente na Matriz São Miguel”.

HISTÓRICO

João Paulo II teve o terceiro maior pontificado, que iniciou em 16 de outubro de 1978 e só terminou em 02 de abril de 2005 com a morte. Assim, foram 26 anos como soberano da Cidade do Vaticano. Ele esteve quatro vezes no Brasil onde visitou várias cidades e reuniu multidões. Por fim, após confirmações de milagres por intercessão dele, João Paulo II foi canonizado santo em 2014, pelo Papa Francisco.

(*Com informações do Portal Clique)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DIA DE PASTEL

Nesta quinta (1), tem pastel na Catedral em Guarapuava

MAIS CASOS

Guarapuava registra sete novos casos de covid-19

NOVO BOLETIM

Paraná confirma 1.590 novos casos de covid-19 e 63 mortes em 24h

Comentários