A Secretaria do Desenvolvimento Sstentável e do Turismo reforça que os parques estaduais continuam fechados para visitação pública. Assim, o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria, orienta a população para que não visite as Unidades de Conservação nesse período de prevenção do novo coronavírus.
Mesmo com faixa e sinalização sobre o fechamento, parques que normalmente não possuem controle de visitação, como o Marumbi, Pico Paraná e Serra da Baitaca, ainda continuam sendo visitados.
Conforme a Agência Estadual de Notícias, o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, observa que esta é uma temporada de tempo seco e limpo, o que faz aumentar o desejo de subir montanhas.
“Como os parques não possuem portão para controle de visitação, precisamos trabalhar a conscientização das pessoas, para que obedeçam as faixas de bloqueio”.
SEM RISCO
O fechamento das unidades foi anunciado no dia 18 de março. A orientação vale para todos os parques do Estado e locais abertos. “Esse não é o melhor momento para sair de casa. Todos devem fazer sua parte e não se colocar em risco e nem colocar outras pessoas em risco”.
ILHA DO MEL
Outra resistência é encontrada na Ilha do Mel. Vale ressaltar que as embarcações estão suspensas para visitantes. Entretanto, está permitido o trânsito de moradores ou em situações essenciais, como abastecimento ou socorro médico.
O IAT mantém monitoramento constante nas unidades e a abertura será anunciada assim que possível.
Leia outras notícias no Portal RSN.