A Receita Federal prorrogou o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022. Dessa forma, o período encerra no dia 31 de maio e as doações na declaração podem destinar-se à Instituições sem fins lucrativos de Guarapuava.
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, é possível destinar até 3% do imposto devido. Assim, há necessidade de geração do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). De acordo a secretária executiva dos conselhos, Jeane Ramos Silvério Garcia, o doador tem a oportunidade de acompanhar onde investiu.
O município possui várias entidades que executam serviços socioassistenciais com excelência. Todas essas entidades estão com seus projetos descritos no site da prefeitura e agora a escolha para qual fundo quer doar é do contribuinte.
O interessado pode fazer a contribuição ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que atua em favor dos direitos da criança e adolescente. Bem como ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), que busca assegurar os direitos da pessoa com mais de 60 anos.
De acordo com a Receita Federal, entre as inovações preparadas para este ano, há a disponibilização da declaração pré-preenchida em larga escala para contribuintes, a partir da autenticação via contas gov.br. Ela possibilita que o cidadão inicie o preenchimento do documento com diversas informações do banco de dados.
Por fim, a destinação da doação ocorre por meio do Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA) ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). Para saber mais sobre as atividades das instituições, basta acessar o Banco de Projetos.
Para doar, confira o passo a passo pelo link. Além disso, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail conselhos@guarapuava.pr.gov.br. Ou, ainda, pelo telefone da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (42) 3623-7995 – ramal 120.
Leia outras notícias no Portal RSN.