O partido liderado pelo ex-presidente Bolsonaro, o PL, está sem comando em Guarapuava. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Comissão Provisória, liderada pelo ex-vereador Germano Toledo Alves encontra-se destituída desde 20 de maio deste ano. No entanto, essa decisão vinha sendo mantida em sigilo, até o começo desta semana. Há informações de membros da Provisória que receberam o comunicado pelo próprio Germano nessa quarta (5).
Mas o que chama a atenção é que nenhum dos contatados soube informar a razão dessa destituição. “O Germano me ligou ontem dizendo que o PL estava inapto em Guarapuava e que as decisões serão tomadas pela Executiva Estadual”. Há a garantia de que a chapa de vereadores não sofre nenhuma influência negativa com a destituição da Provisória.
Em contato com o Portal RSN, Germano disse que ele encontra-se inapto. “Não posso responder pelo Partido. Mas é uma situação temporária. Continuo como presidente e daqui a pouco tudo volta ao normal”.
Ainda de acordo com Germano, em viagem recente que fez com o deputado Fernando Giacobo a Cascavel, o presidente do Diretório no Paraná, disse que o PL deve ter candidatura majoritária em Guarapuava. “Eu não respondi ele. Por isso, o PL ficou inapto em Guarapuava. É coisa do Giacobo, mas a nossa relação continua boa”.
PL x PSD
Ainda conforme Germano há uma conversa em nível estadual de coligação entre o PL e o PSD. “Se o PL tiver candidato a prefeito o PSD apoia. E vice-versa”. Em Guarapuava, o partido do governador Ratinho Junior é presidido pelo deputado Artagão Junior. O ex-prefeito Vitor Hugo Burko é o pré-candidato a prefeito.
Já o PL municipal, até então, estava na base do prefeito Celso Góes (CD), candidato à reeleição. No entanto, Germano acena com outra possibilidade. “Eu já deixei a Secretaria do Meio-Ambiente. Nos mantivemos na base do prefeito nas eleições de 2020. Agora estamos livres”.
O Portal RSN tentou contato com o vereador Nego Silvio, hoje no PL, mas sem êxito. Assim como também tentou contato com Giacobo, porém, sem retorno.
Leia outras notícias no Portal RSN.