22/08/2023
Comunidade Região

Pato Branco terá melhorias na rede de saneamento básico

Município do Sudoeste do Paraná tem problemas históricos com o saneamento básico. Obras vão dar melhor qualidade de vida aos moradores

Sanepar Pato Branco

O governador liberou as obras para a melhoria do saneamento básico em Pato Branco (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, vai começar em 2022. Nessa quarta (15) o governador Carlos Massa Ratinho assinou a ordem de serviço da Sanepar para dar início à ampliação. Conforme informações, o investimento de R$ 89 milhões vai resolver um problema histórico nos bairros São João, Vila São Pedro e Alto da Glória.

As obras também vão afastar da Região central da cidade a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está em atividade atualmente. Dessa forma, as obras devem iniciar no primeiro dia útil de 2022, em três de janeiro. O prazo para finalização é de 540 dias. Atualmente o índice de coleta e tratamento de esgoto no Município corresponde à 80,3%. Após a conclusão das obras passará para 82,3%.

Agora vamos dar uma qualidade de vida melhor aos moradores desses bairros, porque quando se investe em saneamento, se cuida da saúde, da vida das pessoas.

MOTIVO DOS PROBLEMAS

Conforme o chefe da Casa Civil, Guto Silva, devido a falta de planejamento nos bairros, além da topografia e características do solo de Pato Branco, o município tem problemas com o saneamento básico. “São obras simbólicas e importantes para a cidade. Pato Branco tem um dos maiores IDHs do Paraná. Mas infelizmente tínhamos essa chaga de Regiões sem saneamento básico. Esses investimentos darão condições dignas à população”.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o investimento contempla a construção da nova estação nas proximidades do Contorno Norte, a cerca de 15 quilômetros da atual. A ETE Pato Branco terá capacidade de 210 litros por segundo, mais um interceptor de 9,7 quilômetros. Por fim, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Pato Branco também será ampliado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mariana Valente

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.