O desejo de fazer novas amizades e se divertir transformou a vida da empresária Luciana Araújo Rocha. Praticante regular de spinning na academia (bike indoor) e musculação, para sair pelas ruas e pelas trilhas em Guarapuava faltava apenas a primeira pedalada. Luciana passou a fazer parte de um grupo de mulheres que, assim como ela, descobriram a paixão pelo mesmo esporte.
A paixão pelo esporte começou a aumentar e o grupo feminino também. Depois de várias ideias surgiu o nome: Belas & Bikes. “Criamos o nosso uniforme e começamos a participar de campeonatos fora de Guarapuava”.
Hoje o grupo se transformou numa espécie de confraria. São mais de 80 mulheres, de todas as idades, que participam de vários campeonatos em Guarapuava e em outras cidades, sempre com a intenção de extravasar a energia acumulada no dia a dia e ter uma vida saudável.
Entre estradas de asfalto, trilhas e matas, passando por córregos, cachoeiras, pó no rosto, suor, e lama nos pedais e nos pés, a aventura supera o cansaço e novos horizontes se abrem.
Recentemente, Luciana e outros adeptos, incluindo homens, participaram da prova da Serra do Rio do Rastro, a mais bela e desafiadora ligação entre o litoral e a serra catarinense. Este desafio acontece duas vezes ao ano, e esta foi a nona edição, com participantes de vários estados brasileiros. Foram cerca de 640 atletas.
A prova tem uma distância de 24,6 km, 284 curvas sendo todo o percurso uma subida com altimetria de 1.421 metros.
Segundo Luciana, esse grupo que também é de Guarapuava, pedala há cerca de três anos juntos, normalmente nos finais de semana. A amizade entre eles, a exemplo da Belas&Bikes, foi crescendo e hoje os integrantes viajam atrás de novos desafios.
E a Serra do Rio do Rastro os atraiu por ser um dos maiores desafios um dos maiores para ciclistas, devido a subida ser bastante ingrime. “Faz parte das 10 estradas mais lindas do mundo”.
Para ter o condicionamento que permitiu a participação na prova do Rio do Rastro, Luciana pedala dois dias por semana.
“Através do ciclismo fiz novas amizades, melhorei meu condicionamento físico e tenho mais qualidade de vida. Meus finais de semana não são mais os mesmos, a bike vicia. O companheirismo e a amizade entre os bikers me motiva ainda mais a continuar nesse esporte fascinante. As trilhas e o contato com a natureza renovam as minhas energias”.
ELES VENCERAM O DESAFIO
Grupo que foi à Serra do rastro:
Luciana Araújo Rocha – empresária
Danielle Chiamulera – advogada
Marli Alberti – empresária
Sérgio Michaliszyn – empresário
Lorenzo Michaliszyn – estudante
Adriane Cicielski Pereira – empresária
Márcio Pereira – empresário
Jussimara Cicielski – professora
José Carlos da Silva – autônomo
Marlete Beatriz Maçaneiro – professora
Vitalino Szymczak – servidor público
Silvio Luiz Ortiz – psicólogo
Jonny Bini – contador