22/08/2023



Guarapuava Política

Pedro Moraes assume na solenidade mais concorrida da história da Câmara

Pedro Moraes foi prestigiado por representantes de deputados estaduais e federais, presidente de Câmaras da Região e pelo povo

Pedro Moraes, presidente da Câmara de Vereadores (Foto: Arquivo/RSN)

Pedro Moraes (Foto: Josiel Araújo/RSN)

Na sessão de posse mais concorrida do Legislativo Municipal de Guarapuava o vereador Pedro Moraes assumiu a presidência da Mesa Diretora. Durante duas horas de solenidade, com o plenário da Câmara superlotado, ele recebeu representantes também de deputados estaduais e federais. Bem como Presidentes de câmaras da Região prestigiaram a solenidade.

Num misto de homenagens ao ex-presidente João Napoleão (PSD) e ao que assume, a cerimônia teve pontos emocionantes. O primeiro a falar foi o secretário municipal de Educação, o vereador licenciado Pablo Almeida (Podemos). Ele relembrou a trajetória de João Napoleão na política. São 19 anos consecutivos de legislatura, dos quais 10 na presidência da Mesa.

Em seguida, a vereadora Cris Wainer (PT) citou o processo eleitoral da Câmara. Conforme a vereadora, prevaleceu a democracia. “Houve debates, contradições, mas, principalmente, o respeito ao outro. Ela disse também que a Câmara é o exemplo para a sociedade e defendeu a abertura das discussões, principalmente, em relação ao Orçamento do Município.

Além disso, ressaltou que a eleição de Pedro Moraes, “filho da dona Maria Helena e neto da Dona Dalva, representa a força jovem. É um novo ar, o ar da esperança”. Ao fim, a vereadora foi aplaudida em pé.

PRIMEIRO NEGRO

João Napoleão (Foto: Josiel Araújo/RSN)

Já o prefeito Celso Góes (CD), trouxe à tona, inicialmente, a fala de que João Napoleão foi o primeiro negro a assumir  presidência da Câmara. “Guarapuava é uma cidade conservadora. Você, João, deu conta do recado durante 10 anos”. Nesse período, de acordo com o prefeito, o Legislativo participou de ações estruturais da cidade. Ele citou como exemplo a implantação do campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR). Também fez referência à atuação da deputada federal Gleisi Hoffman (PT) nesse processo.

João Napoleão, também teve um pronunciamento emocionado. No fim do discurso citou as palavras do Papa Francisco, ao pedir perdão e fazer ‘mea culpa’ aos erros que cometeu. “Sim, eu errei e peço perdão, porque também estou em construção”, parafraseou o Papa.

Por fim, Pedro Moraes, lembrou que despertou aos 12 anos de idade para o desejo de fazer política. Presidiu grêmios estudantis. Chegou à presidência do extinto Centro de Atividades Estudantis de Guarapuava (CAEG). Há seis anos é vereador e hoje preside a Mesa Diretora aos 36 anos. É o presidente mais novo da história de uma Câmara centenária.

Pedro reafirmou o compromisso de trabalhar pela diversidade, pelas mulheres, idosos. “Também vou continuar trabalhando pelas crianças, pelo povo, pelo bem comum”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo