O atleta guarapuavano Pedro Henrique Fernandes, 14 anos, é o novo campeão mundial de Jiu-Jitsu, na categoria verde/infanto-juvenil 2/masculino. Ele conquistou o título ao derrotar seu principal adversário durante o Sul Americano de Jiu Jitsu 2018 – Crianças, que ocorreu no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, no último final de semana. De acordo com a mãe de Pedro, Daia, este foi o maior evento da modalidade no país e é considerado o segundo maior do mundo.
A disputa para o atleta guarapuavano soou como uma revanche, já que o carioca Vitor Hugo o venceu no Brasileiro, em São Paulo, em maio deste ano. “Foi uma medalha de prata, mas com sabor de ouro”, disse o atleta ao Portal RSN na ocasião. Na época, o guarapuavano se sentiu prejudicado pela arbitragem. Mas, agora, o ouro veio após Pedro aplicar um checkmate no adversário, que até era considerado o favorito na competição e lutava em busca do bi-campeonato.
Para chegar a esse resultado, Pedro Henrique treina diariamente, oito horas, intercalando o Jiu-Jitsu, judô, musculação, e as aulas da oitava série.
No seu quarto, a nova medalha de ouro se junta a outras 60 conquistadas em outras competições. E nem bem sai de um campeonato, o atleta já está focado em outro. Desta vez, o desafio será em Guarapuava, no dia 5 de agosto.