Crianças e adolescentes que estudam em escolas municipais e colégio estadual no município, estão assistindo a sessões de cinema pela primeira vez no município. Uma carreta com o projeto contemplado pela Lei Rouanet, em parceria com o Ministério da Cultura, faz as últimas sessões na tarde desta quinta feira (21), na cidade.
“Fazemos o resgate da sétima arte, dessa maravilha que é o cinema”, disse o produtor Adriano Quaresma, idealizador do projeto.
A carreta cultural já percorreu cidades de pequeno porte no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande Sul. “Estamos há mais de cinco meses na estrada”, diz Ronivaldo Alves, sócio do projeto que nasceu de um sonho de ambos, em São Paulo, onde moram.
As sessões encantam crianças, mas também enchem os olhos dos adultos. Os filmes infantis são também em 3D. Sentados confortavelmente em cadeiras dentro da carreta, comendo pipoca e tomando refrigerante, distribuídos pelo projeto, as crianças se divertem com os filmes.
“Estou muito contente, pois 90% das pessoas dos ensinos fundamental e médio, nunca tinham ido ao cinema”, disse o professor Paulo Cesar Maurino, diretor do Colégio Estadual de Segredo, onde a carreta está estacionada.
“Estamos contemplando o público das Apaes, inclusive de Reserva do Iguaçu, grupos de idosos e casas lares. Mais de mil pessoas serão contempladas por esse projeto. É uma oportunidade única”, comemora o prefeito Ivan Pinheiro.