22/08/2023
Agronegócio

Pequenos reativam Commicro para incentivo à avicultura

imagem-88361

Cristina Esteche

Uma assembleia marcada para a sexta feira (27) vai reativar a Cooperativa Agrária Mista dos Micros e Pequenos Produtores de Guarapuava (Commicro). O encontro será na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, às 14h. A decisão foi tomada em encontro entre agricultores familiares, a diretoria da entidade e a Secretaria Municipal de Agricultura, nessa terça feira (17), mas só divulgada hoje (18).

Criada na gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko, a Commicro foi desativada após a implantação da Central de Associações Rurais do Município dde Guarapuava (Carmug) durante a administração do então prefeito Fernando Ribas Carli.

Com a reativação da Commicro os maiores beneficiados serão os pequenos produtores. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, a ideia é a apoiar as 100 famílias que estão investindo na produção de ovos caipiras. “Este projeto foi implantado pela atual administração municipal, como parte do Programa Vida Rural”. Segundo o secretário  a parceria vai possibilitar que o agricultor possa produzir com tranquilidade,pois terá a garantia da colocação do produto no mercado. “O agricultor entrega os ovos e a cooperativa vende”.

Para o  presidente da Commicro, Erni Engler,  a reativação da entidade vai promover a diversificação de atividades na pequena propriedade rural. “Uma dessas atividades é a produção de ovos”, observa.

A presidente da Associação das Mulheres Produtoras Rurais do Paiol de Telha, Jaqueline Aparecida Lopes Horst,  disse que a coopertiva é necessária para fortalecer a categoria. “Muitos projetos estão batendo em nossa porta, através da Secretaria de Agricultura, mas um produtor sozinho não consegue comercializar. Então, por meio de uma cooperativa, outras oportunidades podem surgir”.

Mais informações pelo telefone (42) 3629-6112. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.