22/08/2023

Perdendo o bonde

Da redação  – O anúncio feito pelo reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette, de que a infraestrutura da Universidade está à disposição da Universidade Tecnológica Federal do Paraná para a implantação do campus, não deve ter agradado o prefeito Fernando Ribas Carli que pode "perder o bonde".

Vejamos os fatos: Desde 2009 o deputado federal Cezar Silvestri (PPS) vem lutando para trazer um campus da UTFPR para Guarapuava. O primeiro passo foi "emplacar" uma emenda individual de R$ 3 milhões, o que possibilita o início das obras do campus.

Ainda no ano passado o deputado, que se viu sozinho na luta até então, pediu uma audiência com os vereadores e conquistou o apoio da Câmara, na busca por uma área para a implantação do campus. Até então, o prefeito não tinha se manifestado, apesar da ampla visibilidade que a luta de Silvestri tinha ganhado na imprensa.

A alternativa foi forçar um conversa com o prefeito no mesmo dia da participação de Silvestri na Câmara. Pela primeira vez, uma sessão foi suspensa e Cezar e comitiva de vereadores foram até a Prefeitura. Na conversa, Carli já descartou qualquer possibilidade de desapropriação da área do Exército na Vila Santana, proposta pelo deputado.

A justificativa de Carli foi muito simples: o município não tem dinheiro. Logo em seguida, o prefeito repassou a responsabilidade para o Estado e ele próprio se comprometeu a agendar uma audiência com o governador Roberto Requião para reivindicar a área. Requião deixou o governo sem que a conversa tenha acontecido. Carli nunca mais se manifestou sobre o assunto e nas várias tentativas feitas pela Rede Sul de Notícias sobre o fato, a assessoria de comunicação do município, nunca deu nenhuma resposta.

Na última sexta-feira (9), Silvestri volta a insistir no projeto e chama a classe empresarial e outras entidades organizadas para uma reunião com representantes da  UTFPR na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, a ACIG.

Estava tudo certo, mas surpreendentemente, na sexta-feira pela manhã houve um comunicado sobre a mudança do local do encontro. Agora seria no gabinete do prefeito.

Carli chegou a dizer que já possui uma área de 150 mil metros quadrados, mas não revelou onde para "evitar especulações".

No sábado (12), o reitor participa de debate no programa "Cidade Aberta" (Cultura AM), junto com Cezar Filho (presidente do PPS de Guarapuava) a convite do empresário Celso Góes, âncora do programa. Celso Góes, que presidente o Instituto Cidade Aberta, é um defensores da campus da UTFPR em Guarapuava.

Zanette abre as portas da Unicentro para a instalação do campus por entender a importância de novos cursos para o desenvolvimento de Guarapuava e região.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo