22/08/2023



Brasil Paraná Política

Pesquisa aponta Bolsonaro como preferido da maioria dos brasileiros

Paraná Pesquisa consultou eleitores com idades superiores a 16 anos em 26 estados brasileiros. Em cinco cenários, o atual presidente surge à frente

bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Arquivo/RSN)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encontra-se bem avaliado por grande parte da população brasileira. Essa é a conclusão do levantamento elaborado pela Paraná Pesquisa. De acordo com a intenção de voto do eleitor, Bolsonaro venceria levando-se em consideração cinco cenários. Em um deles, quando ex-presidente Lula é incluído, Bolsonaro fica com 32,2% contra 18% de Lula.

Conforme a Paraná Pesquisa, a consulta popular contou com os nomes de Sergio Moro, Lula, Fernando Haddad, Ciro Gomes. Além de Luciano Huck, João Doria, Guilherme Boulos, Eduardo Leite e João Amoêdo. Esses presidenciáveis foram incluídos em cenários diferentes, em perguntas estimuladas e espontâneas. Entretanto, em todas as hipóteses, Bolsonaro fica à frente.

De acordo com o Instituto, 2.080 eleitores participaram da consulta, divididos por sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. Além disso, a pesquisa ocorreu por telefone com eleitores com idades superiores a 16 anos, em 26 estados e Distrito Federal. Foi entre 25 de fevereiro a 1º de março de 2021. Conforme o Instituto, o levantamento atinge um grau de confiança de 95%. A margem de erro é de cerca 2% para mais ou para menos. Por fim, a Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª a 7ª Região sob o nº 3122/20.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo