22/08/2023
Cotidiano Turismo

Pesquisa aponta consolidação de novas empresas turísticas no Paraná nos últimos anos

O levantamento também aponta mudança no perfil do turista segundo a percepção dos empresários do segmento da hospedagem

Pesquisa aponta consolidação de novas empresas turísticas no Paraná nos últimos anos (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Uma pesquisa feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, Sebrae e Fecomércio, confirma a expansão do setor no Paraná. A “Pesquisa Empresarial do Turismo no Paraná 2023” envolveu 1.032 empresas que atuam em turismo e apontou que 400 (40%) foram abertas nos últimos quatro anos. Dessas, 29,3% possuem de um a quatro anos de existência e 10% foram abertas há menos de um ano. Do total de envolvidas na sondagem, 27,1% tem mais de 16 anos de mercado e outras 15,8% tem de cinco a sete anos.

Assim, a pesquisa aponta também que 44,6% das empresas são microempresas e outras 34,8% funcionam na modalidade microempreendedor individual (MEI). Segundo o relatório, 39,9% afirmaram que houve aumento no faturamento neste ano em relação ao ano passado. Além disso, para 58,2% dos participantes a expectativa é de expandir os negócios nos próximos seis meses.

Outros destaques são o bom número de empresas paranaenses cadastradas no Cadastur, sistema do governo federal que organiza as demandas do setor, com 72%, e o número com funcionários registrados, com 68,4%. De acordo com a sondagem, os meses de maior movimentação e demanda de serviços são janeiro e dezembro, no verão.

DADOS

Em relação à sustentabilidade e desenvolvimento de práticas ESG, 21,1% responderam que tem ações de gestão de resíduos (redução, separação e reciclagem), 13% tem preferência por fornecedores locais para fortalecer a economia regional e 11,5% estimulam o uso racional da água e gestão de efluentes. A pesquisa também mostra que 73,4% já incorporaram novas tecnologias ao dia a dia (soma de digitalização média, alta e muito alta).

TURISTAS

O levantamento também aponta mudança no perfil do turista segundo a percepção dos empresários do segmento da hospedagem. Antes, segundo as respostas, o predomínio era de hóspedes em viagens a negócio. Atualmente, a maioria dos hóspedes em hotéis está em busca de lazer (22,8%), atividade seguida por turismo de negócios, com 19,8%, e participantes de eventos, com 15,9%.

Outro ponto pesquisado foi em relação ao nível de ocupação dos hotéis. Para 22,7% dos meios de hospedagem participantes da pesquisa, a ocupação mensal média está na faixa de 51% e 60%. Por fim, na percepção das empresas de alimentos e bebidas, o perfil do consumidor se concentra entre moradores locais (29,7%), visitantes ou turistas de lazer (28%) e visitantes ou turistas de negócios (20,2%).

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Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

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