Bárbara Franco
Uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Industria Automotiva (Sindirepa-Guarapuava) apontou defeitos nos freios de veículos de Guarapuava. Os sistemas elétrico, de arrefecimento, suspensão e direção também tiveram altos índices de problemas.
A estatística é considerada preocupante pelo Sindirepa, considerando que a falta de manutenção preventiva é um dos principais motivos de acidentes no Brasil.
De acordo com o instrutor de mecânica do Senai de Guarapuava, André Rudek, foi realizada uma conversa com proprietários de oficinas e foi possível perceber que há uma grande ocorrência de carros com freios defeituosos. “ Além do defeito, muitos motoristas não dão a devida importância para a manutenção dos freios. Eles simplesmente ignoram a necessidade de realizar a manutenção em seus veículos”.
Outro problema agravante em Guarapuava é que muitos mecânicos não fazem a manutenção correta. “ Geralmente os profissionais que nunca fizeram curso, aprenderam tudo sozinhos e trabalham de qualquer jeito acabam não fazendo o trabalho correto”.
Segundo o presidente do sindicato, Lairo Platsch, os problemas refletem a falta de manutenção preventiva, que é um dos sete principais motivos de acidentes no Brasil, conforme o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). “Muitas vezes, os condutores se preocupam bastante com multas, mas negligenciam a própria segurança. As revisões periódicas, a cada seis meses ou 10 mil quilômetros, são importantes para garantir um trânsito mais responsável”, avalia.