22/08/2023


Brasil Economia

Pesquisa diz que 56% dos brasileiros querem comprar presentes de Natal

No top 3 da lista de compras para o Natal estão roupas e acessórios (69%), brinquedos (44%) e perfumes e cosméticos (38%)

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No top 3 da lista de compras para o Natal estão roupas e acessórios (69%), brinquedos (44%) e perfumes e cosméticos (38%) (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Natal está chegando e como estão os hábitos de consumo e comportamento dos brasileiros neste fim de ano? Gastar ou economizar? Ficar em casa, ou se reunir com família e amigos? É o que traz o estudo ‘Pulso de Natal 2021’ promovido por uma empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo.

Assim, a pesquisa ouviu mais de 1.600 brasileiros nas principais capitais do Brasil. Em hábitos de consumo, mais da metade da população (56%) afirmou que vai gastar dinheiro com presentes de Natal. E quais os presentes mais procurados? No top 3 do ranking estão, respectivamente roupas e acessórios (69%), brinquedos (44%) e perfumes e cosméticos (38%).

NATAL E O BOLSO

O investimento em presentes variou bastante segundo o estudo. Desse modo, 19% dos consumidores farão as compras gastando entre R$ 250 e R$ 500; 17% entre R$ 50 e R$ 150; outros 17%, entre R$ 150 e R$ 250. Já os valores entre R$ 500 e R$1 mil foram mencionados apenas por 13% dos brasileiros. E uma minoria afirmou que pretende gastar mais de R4 1 mil nas compras. Outros 6% disseram que pretendem gastar até R$ 50.

Outra informação é que para fazer as compras, 51% dos brasileiros declararam que vão utilizar o salário do mês, enquanto 19% a segunda parcela do 13º salário e 14%, a primeira parcela. Outra característica apontada é que com mais opções de pagamento, 41% pretendem usar o parcelamento por cartão de crédito. Contudo, 22% pagarão por cartão de crédito, sem parcelar.

Já as compras à vista foram indicadas por 27% no débito e 20% em dinheiro, além da preferência de pagamento via PIX (13%), boletos (3%), transferências bancárias (1%) e carnês (1%).

COMPRAS

O estudo mostra ainda que o consumidor não pretende abrir mão daquela sensação de ir ao shopping, em lojas no bairro, em clima natalino, e sair com muitas sacolas. Assim sendo, 77% da população expressou desejo de fazer as compras presencialmente. Outros 47% vão fazer as compras on-line pelo celular ou computador.

COMEMORAÇÃO PRESENCIAL

A pandemia impactou demais as comemorações de 2020, Mas este ano, com a vacinação em massa, definitivamente a maior mudança percebida é a possibilidade de comemorar pessoalmente com amigos e família. Conforme a pesquisa, 45% dos brasileiros a ocasião é um momento especial para estar com a família. E 39% têm a data como um momento religioso importante.

Assim, 45% dos brasileiros irão até a casa de familiares para a ceia de Natal. Outros 28% pretendem receber familiares em casa. E por fim, 5% vão para casa de amigos. Já 11% pretendem passar em casa sozinho. Ademais 4% também ficarão em casa, mas pretendem comemorar por videoconferência com familiares. Apenas 3% disseram que vão trabalhar, e outros vão viajar para o interior (1%) ou para a praia (1%). Por fim, 8% não comemoram a ocasião.

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Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

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