Academicos do curso de engenharia agronômica da Faculdade Campo Real contam com um novo espaço de ensino. Criado recentemente, o Núcleo Integrado de Produção Animal (Nipra) destina-se ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas a disciplina de forragicultura, através do manejo de pastagens, manejo rotacionado de bois, integração lavoura-pecuária, integração lavoura pecuária x floresta e produção de alimentos conservados sejam na forma de feno ou silagem.
De acordo com o professor Michel Pereira de Souza, o núcleo serve ainda para o apoio ao ensino, iniciação à pesquisa e extensão, buscando a interdisciplinaridade com as disciplinas de fisiologia vegetal I e II, gênese e classificação do solo, hidráulica, irrigação e drenagem, manejo e conservação do solo, fertilidade e adubação, zootecnia I (bovinocultura de corte e leite), ovinocultura, entre outras.
O Nitra conta com um área de dois hectares, subdividida em piquetes com a finalidade de rotacionar espécies forrageiras e proporcionar pesquisas na área da bovinocultura, como por exemplo verificar o desempenho animal em pastagens diversas.
Recentemente foi semeada nessa área a cultura da aveia preta (Avena strigosa S.) consorciada com azevém (Lolium multiflorum L.) com a finalidade de proporcionar uma cobertura de solo e terminação de novilhos. Posteriormente, há a possibilidade da implantação de uma pastagem perene multiplicada por estaquia em conjunto com a disciplina de fisiologia vegetal II”.