22/08/2023
Paraná Política

Pesquisa mostra Ratinho Junior com 60,8% dos votos válidos

Se as eleições fossem hoje, Ratinho Junior estaria reeleito já no primeiro turno das eleições e em dois cenários sondados

Ratinho Junior (Foto: AEN)

Ratinho Junior (Foto: AEN)

Uma pesquisa de intenções de voto divulgada nesta sexta (17) mostra, mais uma vez, que o governador Ratinho Junior (PSD) lidera o ranking. Se as eleições fossem hoje, o governador anteciparia a reeleição com 60,8% dos votos válidos. Portanto, a reeleição seria no primeiro turno. E a vitória, conforme os números da Paraná Pesquisas, valem para dois cenários.

De acordo com a abordagem, considerando apenas os votos válidos, o atual governador aparece em um cenário com 60,8% dos votos. Roberto Requião (PT) surge com 31,8% e Cesar Silvestri Filho (PSDB) com 7,4%. Nesse caso, tem quase o dobro de intenção de votos do segundo colocado.

Em outro, que apresenta também Angela Machado (PSOL), com 3,2%, e Zé Boni (AGIR36), com 1,3%, Ratinho Junior lidera, com 59,1% das intenções, bem à frente do segundo colocado, Roberto Requião, com 30,7%, e de Cesar Silvestri, com 5,7%.

A pesquisa também revelou as intenções de voto para a presidência da República. Se a eleição fosse hoje, Jair Bolsonaro (PL) teria 53,4% dos votos válidos no Paraná. O ex-presidente Lula (PT) está em segundo lugar, com 34,1%. Ciro Gomes é o terceiro, com 6,5%.

Conforme a Paraná Pesquisa, a consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-09457/2022 para o cargo de Presidente e n.º PR-02498/2022 para o cargo de Governador. Ela ouviu 1.540 pessoas em todo o Paraná entre os dias 12 a 16 de junho de 2022. A margem de erro é de 2,5%.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.