terça-feira, 8 de abr. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Pesquisa quer saber a opinião dos moradores sobre o transporte

As pesquisas feitas com a população tem o objeivo de aprimorar o transporte coletivo urbano, e seguem durante este mês

Pesquisa quer saber a opinião dos moradores sobre o transporte coletivo (Foto: Arquivo RSN)

O transporte coletivo nas cidades de médio e grande portes enfrenta desafios. E em Guarapuava não é diferente. O usuário do transporte coletivo critica alguns pontos como ônibus superlotados, atrasos e falta de linhas em alguns bairros. Esses problemas enfrentados pela população principalmente em horários de pico, afetam diretamente o cotidiano dos moradores. E também refletem a falta de planejamento urbano envolvendo a mobilidade.

O contrato com a empresa que opera os serviços desde a década de 1970 em Guarapuava termina no dia 15 de dezembro. Por isso, cabe a Prefeitura definir o novo modelo de concessão de transporte coletivo no município. Assim sendo, agora, a Prefeitura está lançando uma pesquisa para consultar os moradores sobre a qualidade do transporte público em Guarapuava e quais melhorias podem ser feitas.

As entrevistas iniciaram nesta quinta (10) e devem se estender até o fim do mês. Elas ocorrerão no terminal de ônibus, em pontos estratégicos de circulação e dentro dos ônibus. Técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran), farão a pesquisa de campo para elaboração do Plano de Transporte Coletivo Urbano (PTU). Os entrevistadores estarão identificados com coletes e crachás e abordarão os passageiros do transporte coletivo e a população em geral.

De acordo com a Prefeitura, as pesquisas pretendem coletar dados sobre os deslocamentos diários da população. Também tem o objetivo de levantar opiniões e níveis de satisfação em relação ao serviço atual de transporte coletivo urbano. Por isso, as informações obtidas serão essenciais para compreender a realidade da mobilidade urbana em Guarapuava. Além disso, deve ajudar a definir futuras estratégias para o sistema de transporte, que atualmente está na primeira fase, de “Definição do Escopo da Concessão e Proposta de Modelo Institucional para Licitação”.

FORMULÁRIO

Os entrevistadores utilizarão formulários digitais para garantir agilidade e precisão na coleta de informações. As perguntas se concentrarão nas principais rotas e linhas utilizadas pelos usuários no dia a dia, bem como em sugestões de melhorias para o sistema de transporte

A Setran destaca a importância da participação da comunidade para o sucesso do Plano, e também pede a colaboração de todos os cidadãos que forem abordados durante as pesquisas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.