22/08/2023



Educação

Pessuti nomeia reitor e vice-reitor da UENP

O governador Orlando Pessuti assinou nesta terça-feira (16) o decreto de nomeação do novo reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Eduardo Meneghel Rando, e do vice-reitor Rinaldo Bernardelli Junior. Ambos foram eleitos em 18 de agosto para exercer o cargo nos próximos quatro anos. A assinatura do decreto, que também contou com a assinatura dos secretários Nildo José Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Ney Caldas, da Casa Civil, aconteceu durante a reunião semanal da Escola de Governo, em Curitiba.
Após convidar todos os reitores das Universidades Estaduais do Paraná para participarem do ato de assinatura do documento, o secretário Nildo José Lübke lembrou que o Paraná conta hoje com sete Universidades Estaduais, pois a Universidade Estadual do Paraná, que reuniu as sete faculdades isoladas, está em fase de consolidação. Segundo Lübke, a Universidade Estadual do Norte do Paraná, que nos últimos cinco anos contou com um reitor pró-tempore, dom Fernando Penteado, e o vice-reitor Luis Carlos Bruschi, ambos com a preocupação de organizar a instituição. “Realizamos o processo eleitoral que teve como resultado a eleição dos professores Rando, de Bandeirantes, e Rinaldo, de Jacarezinho, e é uma grande alegria empossá-los”, afirmou o secretário.
De acordo com Lübke, o Governo do Paraná concluiu a fase de expansão do ensino superior estadual e avança o processo de verticalização. “Essa nova universidade se insere dentro desse contexto, de trazer o desenvolvimento, a pesquisa científica e tecnológica e a extensão para parte da região Norte e para o Norte Pioneiro. Imaginamos uma universidade sustentada em uma agência de desenvolvimento”, disse.
Dom Fernando Penteado, bispo emérito de Jacarezinho, agradeceu “o carinho com que o governador do Estado olhou para o Norte do Paraná”. O governador Orlando Pessuti agradeceu as palavras do ex-reitor e recebeu, das mãos dos recém-empossados na UENP, a bandeira branca com o escudo da instituição.
O reitor Eduardo Meneghel Rando disse que sua meta inicial é estruturar administrativamente a instituição, com a indicação de seis pró-reitorias, 13 diretorias e órgãos de apoio. “Paralelamente, manteremos intensa discussão sobre as necessidades dos cursos de graduação, no sentido de atender suas demandas voltadas à melhoria da qualidade de ensino, assim como às demandas da pós-graduação. Nosso objetivo é fortalecer e atuar de forma intensa nas atividades de pesquisa e extensão”, afirmou.
A UENP tem Reitoria em Jacarezinho e três campi regionais, nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. Oferece 22 cursos de graduação e um programa de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado em Ciências Jurídicas. A solenidade de posse ainda não tem data marcada e está prevista para acontecer no final de novembro.

Da AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo