A Polícia Federal em Cascavel/PR apreendeu na tarde desta quarta-feira (30) cerca de 90 caixas (45 mil maços) de cigarros contrabandeados do Paraguai, no distrito de Santa Maria, em Santa Tereza do Oeste/PR. Os cigarros foram encontrados em um comboio de cinco veículos que trafegavam em uma estrada rural que serve para os contrabandistas como desvio do Posto da PRF naquela localidade.
Na operação, cinco pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal em Cascavel/PR para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante. Os presos, entre eles uma mulher, foram indiciados por formação de quadrilha, além do contrabando e descaminho. Todos serão encaminhados à 15º SDP onde ficarão custodiados, ficando à disposição da Justiça Federal.
Segundo os policiais federais, dois dos cinco automóveis apreendidos estavam sendo utilizados como “batedores”, que são aqueles que trafegam em frente e atrás dos veículos carregados com as mercadorias ilícitas informando sobre possíveis ações policiais no trajeto. Os carros estavam equipados com transmissores de radiofreqüência para se comunicarem, o que também é crime e agrava ainda mais a situação dos presos.
Somente neste mês de janeiro de 2013, a Polícia Federal em Cascavel/PR já apreendeu cerca de 400 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. Segunda a assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal em Cascavel/PR este é o resultado da intensificação do combate ao contrabando e descaminho iniciado neste ano.