A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça (11), cinco mandados de busca e apreensão em Imbituva e Medianeira. Conforme a PF, o objetivo é coletar provas para investigação que apura os crimes de associação criminosa e contrabando. Os mandados foram expedidos pela Vara Federal de Ponta Grossa.
De acordo com a PF, a investigação começou após a prisão em flagrante de um homem que transportava mais de 3.500 maços de cigarro em veículo abordado em Guarapuava. A investigação revelou que esse grupo criminoso se especializou em transportar cigarros contrabandeados do Paraguai para a Região de Imbituva. Desse modo, na cidade ocorria a distribuição a outros comerciantes.
Durante a investigação, contatou-se que o grupo criminoso fazia ao menos uma viagem por semana, em comboio de até quatro veículos, trazendo cigarros internalizados ilicitamente. Ainda conforme a PF, em uma dessas viagens, o grupo desobedeceu a ordem de parada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na rodovia BR-277 em Guarapuava e fugiu.
Durante perseguição, a viatura da PRF que fazia o acompanhamento acabou perdendo o controle e capotando. Nenhum policial ficou ferido com gravidade. Por fim, os investigados responderão pelos crimes previstos no art. 334-A e art. 288, ambos do Código Penal.
Leia outras notícias no Portal RSN.