* Da Redação
Laranjeiras do Sul – A Polícia Federal está cumprindo na manhã desta quarta feira (23) uma reintegração de posse na aldeia indígena kaigangue na comunidade Passo Liso, em Laranjeiras do Sul. A mobilização da PF teve início nessa terça feira (22), em Guarapuava, onde os agentes receberam treinamento sobre a reintegração que está ocorrendo em Laranjeiras do Sul. Cerca de 10 viaturas e um microônibus, com a mobilização de 50 agentes federais, estão sendo utilizados na reintegração.
Ainda não há informações do local para onde os índios estão sendo transferidos. Até o momento, não há informações sobre um possível conflito entre os agentes e os indígenas.
PASSO LISO
A ocupação da área de Passo Liso pelos índios kaigangues já se arrasta desde 2007. Em 31 de outubro de 2007, o Ministério da Justiça editou a Portaria nº 1.794/2007, declarando como de tradicional ocupação dos índios kaigang a área conhecida como 'Fazenda Passo Liso', no Município de Laranjeiras do Sul/PR.
Desde então, tramitaram perante este Juízo várias ações em que os agricultores daquela região pediam a declaração de nulidade de referida portaria – em todos os casos, a Justiça Federal de Guarapuava reconheceu o direito dos proprietários das terras (agricultores), declarando nulos os efeitos decorrentes da portaria do Ministério da Justiça.