O PIB (Produto Interno Bruto) paranaense cresceu 3,1% em 2013 em comparação à média nacional de 2,3%, segundo dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em nível nacional, os destaques foram a agropecuária, que avançou 7% em relação ao ano anterior, e o investimento produtivo, que cresceu 6,3% na mesma base de comparação.
De acordo com Robson Gonçalves, especialista em Economia do ISAE (Instituto Superior de Administração e Economia.), esse crescimento foi bastante positivo para o Estado do Paraná. “Boa parte do desempenho do setor de bens de capital foi devido à forte expansão da produção de caminhões, tratores e maquinário agrícola”.
A indústria paranaense apresentou um crescimento de 5,6% no ano passado, bem à frente da média nacional que foi de apenas 1,3%.
O setor de consumo também merece atenção, pois segundo o IBGE, avanço do consumo das famílias cresceu 2,3% no ano passado (mesma taxa do PIB global). Enquanto que no Paraná, a estimativa do ISAE é de que este crescimento superou a marca de 6%.
Para Gonçalves, o Paraná encerrou o ano passado em ritmo forte, pois, na comparação com o último trimestre de 2012, o PIB paranaense registrou alta de 4,8%, mais uma vez acima da média nacional que foi de 1,9% na mesma base de comparação.