22/08/2023



Educação

Pinhão ganha mais um prêmio no Agrinho

imagem-9928

A cidade de Pinhão recebeu mais um prêmio no Projeto Agrinho. O Projeto é organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato Rural. O objetivo é conscientizar estudantes até a 8ª série das redes de ensino particular e pública de todo o Paraná sobre a preservação do meio ambiente.
O Agrinho está na sua 14ª edição e o tema deste ano foi “Como vamos fazer a diferença?”. Participaram 73 mil professores e 1,52 milhão de estudantes, que apresentaram 5.800 trabalhos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e município agrinho. No total foram premiados 212 trabalhos.
Entre eles o projeto “Meio ambiente, vamos conhecer para preservar”, desenvolvido pela professora Carmem Terezinha de Jesus Mendes Pedroso, da Escola Municipal Professor Cipriano de Paula, em Faxinal do Céu. Carmem ganhou um computador, na categoria Experiência Pedagógica.
O objetivo do projeto era fazer com que as crianças do 1º ano, cerca de 20 alunos entre 5 e 6 anos, pudessem conhecer diferentes formas de vida e a sua importância. “Começamos observando ao redor da escola, no pátio, observamos os grilos, as borboletas e até um lagarto, que é visitante assíduo aqui da escola. Nós descobrimos que ele vem até o pátio para comer os restos do lanche das crianças. Outra experiência foi observar passo a passo o nascimento de uma borboleta. Pegamos a lagarta e fomos observando as mudanças a cada dia”, explicou a professora.
Os alunos ainda visitaram a Fazenda Faxinal, onde puderam ter contato com diversas espécies de animais e plantas. “Na fazenda, as crianças tiveram a oportunidade de tirar leite da vaca. Acharam isso maravilhoso. Muitas não tinham esse contato com os animais, só viam mesmo pela televisão”, conta.
Carmem disse ainda, que o maior prêmio foi despertar nas crianças o amor pela natureza e a conscientização de que todas as formas de vida são valorosas para o meio ambiente. (Fatos do Iguaçu )

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo