Da Redação, com Assessoria
Pinhão – O município de Pinhão venceu a cidade porto-riquenha Conovanas no Dia do Desafio, com a participação de 9,33% da população. O evento é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos e que as pessoas se inspirem ao longo do ano.
O registro é fundamental para contabilizar o total de participantes em cada cidade. Esse número é utilizado na apuração dos resultados da competição entre as cidades pela maior mobilização alcançada. A iniciativa foi promovida pelo Sesc-PR e em Pinhão a Secretaria de Educação realizou diversas atividades, em parceria com as academias locais a Faculdade Guairacá.
Os acadêmicos de educação física levaram muita diversão até a praça central da cidade, os acadêmicos de enfermagem aferiram a pressão, os de nutrição aferiram o IMC (peso e altura), os acadêmicos de odontologia trabalharam com a saúde bucal dos envolvidos e os acadêmicos de pedagogia fizeram a pintura no rosto das crianças. No período da noite o evento se concentrou no ginasinho, onde a comunidade participou de atividades físicas, zumba e o projeto mexa-se.
“O objetivo é conscientizar as pessoas da importância da prática de atividades físicas e mudança dos hábitos diários, para uma vida mais ativa”, explica a professora Mariza Teixeira coordenadora local . “O município venceu o desafio, mas quem ganhou foram todos os participantes desta atividade” destaca Edimara Semczuk.