22/08/2023


Paraná Região Saúde

Pinhão volta a notificar casos suspeitos de dengue

De acordo com o boletim semanal da Secretaria Estadual de Saúde, nenhum outro município da 5ª Regional registrou novas suspeitas de dengue

DOR_Blog2_Evitar_Dengue_002

Desse modo, o município tem seis registros de suspeita da dengue (Foto: Reprodução/Pixabay)

O boletim semanal da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nessa terça (22), informou novos casos suspeitos de Dengue na 5ª Regional de Saúde. Desta vez, Pinhão informou duas novas suspeitas da doença. No entanto, o município tem apenas um caso confirmado do total de seis notificados pela Secretaria.

Ainda conforme os dados do boletim, Prudentópolis continua sendo o município com maior número de casos suspeitos: 25. Deste total, apenas um teve resultado positivo. Oito casos já foram descartados. Já o município com o maior número de casos confirmados na Regional é Laranjal. Os três casos notificados tiveram resultado positivo.

Além disso, outros quatro municípios tem um caso confirmado em cada: Cantagalo, Pitanga, Pinhão e Prudentópolis. Já Rio Bonito do Iguaçu contabiliza dois confirmados. Os dados são referentes ao período epidemiológico que teve início em agosto do ano passado.

NO ESTADO

No Estado, na última semana houve 1.227 novos casos suspeitos notificados. Desde o início do período, já são 24.365 casos confirmados. A Secretaria informou que deste total de casos, 21.429 são autóctones. Isso significa que as pessoas contraíram a doença nos municípios de residência. Além disso, estes casos estão em 243 municípios do Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto voltou a afirmar que a principal orientação para a contenção de casos de dengue é a eliminação dos focos que acumulam água parada.

“Esses locais podem ser vasos de planta, caixas d’água ou reservatórios destampados ou pneus velhos deixados no quintal. Assim, precisamos intensificar o cuidado, ainda mais neste momento em que saúde pública está enfrentamento uma pandemia de coronavírus”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo