22/08/2023



Guarapuava Região Turismo

Plano de gestão define competências entre governo e municípios

Ações de melhorias na infraestrutura, sinalização e atividades comerciais ficarão a cargo do Governo do Estado, em parceria com municípiosparque

WhatsApp-Image-2021-02-01-at-23.13.53

Plano de gestão do IAT define competências entre governo e municípios de Guarapuava, Turvo e Prudentópolis (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os prefeitos de Guarapuava Celso Góes, de Turvo Jerônimo Gadens do Rosário e de Prudentópolis Osnei Stadler, conheceram durante uma reunião, o plano do IAT (Instituto de Água e Terra), para administração do Parque Estadual Salto São Francisco.

Assim sendo, conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Guarapuava, ficou definido que todas as ações de melhorias na infraestrutura, sinalização turística e atividades comerciais, serão coordenadas, executadas e fiscalizadas pelo Governo do Estado, por meio do IAT. Mas em parceria com os municípios.

De acordo com o prefeito de Guarapuava Celso Góes, foi uma excelente reunião para definir os papeis de cada um. “O que cabe aos municípios e estado. A parceira vai contribuir ainda mais para que o Parque Estadual Salto São Francisco seja um patrimônio natural de todos os paranaenses. Com certeza a população já irá notar a diferença nos próximos meses”.

MELHORIAS

Conforme Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT (Instituto de Água e Terra), a infraestrutura do parque passará por melhorias a partir de agora. Além disso, haverá a possibilidade de organizar as atividades de visitação, veiculação de comerciais e de todo o equipamento de uso público dentro da unidade de conversação. “A vigilância, recepção e limpeza, ficarão sob a coordenação do IAT com apoio das prefeituras”.

Por fim, participaram da reunião a secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila; o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo; a chefe de Unidades de Conservação do IAT Guarapuava, Aline Hlatki, e servidores das secretarias municipais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo