22/08/2023
Agronegócio

Plantio direto será destaque do Dia de Campo da Agrária

imagem-66584

A Cooperativa Agrária está acelerando os preparativos para o Dia de Campo, programado para os dias 26 e 27 de fevereiro, na Colônia Vitória, no distrito guarapuavano de Entre Rios.

Tecnologia que revolucionou a agricultura, o plantio direto foi adotado pela Cooperativa Agrária há cerca de 40 anos. Os benefícios e demais meandros desta técnica são tema principal do Dia de Campo de Verão 2013.

“Plantio direto, conservação da água e do solo” é o pano de fundo tanto de palestrantes convidados quanto dos trabalhos e novidades desenvolvidas pelos pesquisadores da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária). “Temos o plantio direto como carro-chefe do sistema de produção da Agrária. Ao longo dos anos vimos as vantagens do uso do plantio direto como uma ferramenta de conservação do solo e da água”, resumiu o coordenador da FAPA e da assistência técnica da Cooperativa, Leandro Bren.

O acompanhamento dos resultados anuais expõe vantagens diretas da tecnologia, como a maior produtividade dos cooperados da Agrária. Em 2013, todas as principais culturas (soja, milho, cevada e trigo) obtiveram resultados recordes. Todavia, o Dia de Campo pretende explorar os demais benefícios do plantio direto e seu impacto na agricultura como atividade sustentável.

No primeiro dia, dois palestrantes convidados abordarão avanços e desafios do plantio direto, bem como o mercado de soja e milho (confira a programação abaixo). No segundo dia, será a vez de expor a situação da safra 2013/2014, desde as projeções de produtividade até perspectivas de preços. Em complementação aos temas anteriores, uma palestra debaterá, de forma filosófica, o campo da “cooperação”.

No período da tarde, nos dois dias, haverá as tradicionais palestras simultâneas em sete áreas de pesquisa, incluindo as estações de fertilidade do solo, milho, feijão, soja e plantas daninhas, mecanização, fitopatologia e – novidade para este ano – a entomologia. “É uma área de pesquisa que passou a ser integrada em 2013. Tivemos um ano com problemas com a lagarta helicoverpa em todo o Brasil e isso será abordado”, explicou Bren.

Bastante técnico, o Dia de Campo de Verão da Agrária tem como objetivo central difundir importantes informações das tecnologias geradas pela FAPA. “O Dia de Campo tem o papel de divulgar os resultados da pesquisa e de mostrar ao Brasil que na nossa cooperativa gera-se tecnologia e produtos de qualidade, pois existe um importante trabalho de pesquisa por trás”, finalizou.

Realizado pela Agrária, o Dia de Campo de Verão 2014 conta com o apoio da Pioneer (patrocinador diamante), Sindicato Rural de Guarapuava e FMC (patrocinadores prata).

Com Assessoria de Imprensa

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.