Em patrulhamento pela PR-460, a polícia militar de Pitanga avistou um homem de 25 anos em atitude suspeita. De acordo com a polícia, ele estava em uma moto NXR/Bros Vermelha, nas margens da rodovia. Durante busca pessoal foi encontrado no bolso da jaqueta dele, um pacote com 50 munições calibre 22, da marca CBC intactas.
Os policiais perguntaram ao homem se ele tinha registro de arma de fogo correspondente ao calibre. E ainda, onde teria comprado à munição. Ele disse que não tinha registro, e que havia comprado a munição em uma loja com um funcionário de 36 anos. Entretanto, afirmou que tinha uma carabina de pressão, adaptada para o calibre 22.
Na casa dele, foi encontrada a carabina de pressão em cima de um guarda-roupas. Em uma maleta havia 20 cartuchos calibre 22 marca CBC intactos e sete cartuchos calibre 22 de mesma marca deflagrados. Além disso, foram localizados dois frascos com pólvora negra granulada, três frascos com esferas de chumbo para recarga artesanal de cartuchos e um frasco com chumbos para arma de pressão.
A PM ainda apreendeu um cano de carabina de pressão também adaptado para calibre 22. Na área de serviço foram localizadas outras peças desta outra arma. Sendo duas molas, duas peças da armação e uma coronha em madeira. Assim, os dois homens foram presos e levados com as armas, as munições e os objetos para a 45ª DRP.