22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

PM autua 2 estabelecimentos que descumpriram decreto em Guarapuava

A fiscalização autuou uma conveniência de um posto de combustíveis e um motel por descumprirem o decreto municipal

7090b043-41ae-4338-ae6e-0ab9f9609c92

A PM flagrou uma aglomeração no bairro Concórdia com cerca de 25 pessoas entre homens, mulheres, crianças e adolescentes (Foto: Ascom/Polícia Militar)

A Polícia Militar autuou dois estabelecimentos comerciais nesse domingo (14), que descumpriram o decreto 7020/21 em Guarapuava. Trata-se de uma conveniência de um posto de combustíveis e um motel. Conforme o decreto, apenas farmácias, postos de combustíveis e serviços de saúde podiam funcionar. Nem mesmo os parques e locais públicos puderam receber visitantes.

De acordo com a Sesa, o Paraná passa pelo pior momento da pandemia, com quase 100% das vagas de UTI ocupadas por pacientes de covid-19. Em Guarapuava a situação não é diferente. Tanto no Hospital Regional quanto no Hospital São Vicente, não há vagas nas UTIs. Conforme a Saúde municipal, o município atingiu neste domingo o triste número de 139 mortos.

E mesmo assim, algumas pessoas vivem como se nada disso estivesse ocorrendo. Prova desse descaso está na Operação SISGCOP da PM, que flagrou o descumprimento da lei em estabelecimentos na cidade e aglomerações. Conforme a PM, no bairro Concórdia havia uma aglomeração com cerca de 25 pessoas, entre homens, mulheres, crianças e adolescentes que participavam de prática esportiva em uma quadra sintética. Ninguém usava máscara.

(Foto: Ascom/Polícia Militar)

No Bonsucesso, houve abordagem de 23 pessoas que não usavam máscara e também praticavam esporte em uma quadra sintética. No bairro Paz e Bem, a PM encontrou cerca de 20 pessoas praticando esportes na quadra no bairro. Todos estavam sem máscara.

FISCALIZAÇÃO

A operação policial começou por volta das 14h30 e se estendeu até 21h, com 14 policiais militares da 1ª Cia do 16º BPM. Além da Polícia Militar, deram apoio à operação, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental. E também, o Setor de Fiscalização da Prefeitura, a Vigilância Sanitária e o Conselho Tutelar.

(Foto: Ascom/Polícia Militar)

Dessa forma, além dos dois estabelecimentos multados, a fiscalização abordou seis veículos e 209 pessoas. Por fim, ainda de acordo com a PM, havia poucas pessoas nos parques. No Parque das Crianças, 27 pessoas receberam orientação.

Outras 35 que estavam no Parque do Lago foram orientadas a retornarem para casa. E cerca de 10 pessoas no bairro Cidade dos Lagos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.