A Polícia Militar autuou dois estabelecimentos comerciais nesse domingo (14), que descumpriram o decreto 7020/21 em Guarapuava. Trata-se de uma conveniência de um posto de combustíveis e um motel. Conforme o decreto, apenas farmácias, postos de combustíveis e serviços de saúde podiam funcionar. Nem mesmo os parques e locais públicos puderam receber visitantes.
De acordo com a Sesa, o Paraná passa pelo pior momento da pandemia, com quase 100% das vagas de UTI ocupadas por pacientes de covid-19. Em Guarapuava a situação não é diferente. Tanto no Hospital Regional quanto no Hospital São Vicente, não há vagas nas UTIs. Conforme a Saúde municipal, o município atingiu neste domingo o triste número de 139 mortos.
E mesmo assim, algumas pessoas vivem como se nada disso estivesse ocorrendo. Prova desse descaso está na Operação SISGCOP da PM, que flagrou o descumprimento da lei em estabelecimentos na cidade e aglomerações. Conforme a PM, no bairro Concórdia havia uma aglomeração com cerca de 25 pessoas, entre homens, mulheres, crianças e adolescentes que participavam de prática esportiva em uma quadra sintética. Ninguém usava máscara.
No Bonsucesso, houve abordagem de 23 pessoas que não usavam máscara e também praticavam esporte em uma quadra sintética. No bairro Paz e Bem, a PM encontrou cerca de 20 pessoas praticando esportes na quadra no bairro. Todos estavam sem máscara.
FISCALIZAÇÃO
A operação policial começou por volta das 14h30 e se estendeu até 21h, com 14 policiais militares da 1ª Cia do 16º BPM. Além da Polícia Militar, deram apoio à operação, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental. E também, o Setor de Fiscalização da Prefeitura, a Vigilância Sanitária e o Conselho Tutelar.
Dessa forma, além dos dois estabelecimentos multados, a fiscalização abordou seis veículos e 209 pessoas. Por fim, ainda de acordo com a PM, havia poucas pessoas nos parques. No Parque das Crianças, 27 pessoas receberam orientação.
Outras 35 que estavam no Parque do Lago foram orientadas a retornarem para casa. E cerca de 10 pessoas no bairro Cidade dos Lagos.
Leia outras notícias no Portal RSN.