Pinhão – A polícia apreendeu 738 quilos de pinhão durante operação feita ontem, terça-feira (30) em uma propriedade particular. O proprietário foi autuado e vai responder por crime ambiental.
Esta foi a segunda apreensão de pinhão feita pela polícia nos últimos dias. A primeira foi no distrito de Guará em Guarapuava.
A fiscalização faz parte do trabalho que visa coibir a extração ilegal do produto, de acordo com a Portaria Normativa do Ibama DC 20 de 27 de setembro de 1976 e Portaria IAP nº050 de 02 de abril de 2007.
A Operação Pinhão teve início no mês de março e principalmente entre os dias 25 e 30 de março de 2010, foram percorridas varias localidade da circunscrição que compete a 3ª Cia/ BPAmb FV, sendo apreendido um total de quase 3 toneladas de pinhão, onde o responsáveis foram autuados e responderão termo circunstanciado na esfera criminal.
Varias entidades foram beneficiadas com a doação do material apreendido, entre elas APAE’s de Palmas, Pato Branco e Guarapuava, a ACOPEC de Guarapuava, Corpo de Bombeiros de Pato Branco e Guarapuava, 16º Batalhão de Policia Militar em Guarapuava e 3º Batalhão de Policia Militar em Pato Branco.
A retirada, armazenamento e comércio do pinhão só serão permitidos a partir do dia 15 de abril de 2010, e nas fiscalizações ambientais em estabelecimentos comerciais ou residências as quais forem denunciadas quanto ao descumprimento das portarias os respectivos proprietários serão autuados, responderão criminalmente pelo fato e o material será apreendido.