A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta a população para não cair no golpe do bilhete premiado e o que fazer caso seja vítima. Isso porque com os sorteios de fim de ano, esse tipo de golpe tende a aumentar. Sendo assim, a principal dica é desconfiar de promessas de dinheiro fácil e rápido.
Por isso, por mais convincente que uma história pareça, fique sempre em alerta quando alguém fizer uma abordagem oferecendo dinheiro. Assim como muitas vantagens e ofertas irreais feitas por desconhecidos
O golpe ocorre quando uma vítima é abordada em via pública e o estelionatário se passa por uma pessoa humilde que tem um bilhete premiado em mãos. Em seguida, outros golpistas aparecem e simulam uma ligação para o gerente de um banco que confirma o suposto bilhete como verdadeiro.
De acordo com o delegado-titular da Delegacia de Estelionato, Emmanoel David, também há casos em que o “bilhete” é substituído por um precatório ou uma herança a receber.
Depois, os golpistas convencem a vítima a transferir valores. Seja entregando cartões ou outros itens financeiros para o falso vencedor como garantia para o recebimento do prêmio. A vítima acredita que vai ficar com parte do prêmio. A prática criminosa acontece geralmente próximo a bancos.
As vítimas vão até os bancos, fazem transferências de valores altos para os estelionatários. Assim, tiram dinheiro em espécie e acabam fazendo a entrega para os que posteriormente fogem.
O QUE FAZER
Caso se veja vítima do golpe do bilhete premiado, imediatamente registre o Boletim de Ocorrência. Ele pode ser feito online pelo site da PCPR ou na delegacia mais próxima. Mas atenção, o delegado alerta para que a vítima guarde todas as evidências.
Se fez transferências bancárias, junte todas com correspondentes números de Pix, CPF e e-mail que identifiquem o beneficiário daquela transferência. Além disso, é importante também levar elementos que podem ajudar a começar a investigação. Tais como o caminho que fez junto aos estelionatários, para ver se passou por ruas com câmeras, o banco em que entrou, o gerente que o atendeu.
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