22/08/2023
Segurança

Policiais federais iniciaram greve nacional hoje. Guarapuava aderiu

imagem-41347

A Polícia Federal (PF) iniciou oficialmente hoje, terça-feira (07), uma greve nacional por tempo indeterminado. A categoria reivindica uma reestruturação na carreira dos policiais, especialmente em relação aos agentes, escrivães e papiloscopistas.

Os policiais da delegacia de Guarapuava aderiram à paralisação nacional, suspendendo todas as atividades. De acordo com o representante do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná em Guarapuava, Thiago Willig, somente os serviços emergenciais serão atendidos por uma equipe de plantão no município.

Esses profissionais, segundo os sindicatos regionais, estão inseridos na carreira de nível superior, porém, atualmente recebem salário inicial de cerca de R$ 7,7 mil, piso para profissionais que possuem apenas ensino médio. Os policiais exigem o piso de R$ 12 mil, valor pago para quem possui ensino superior completo.

Todos os serviços serão afetados em razão da greve, entre eles investigações sobre tráfico de drogas, inspeções em empresas de segurança, vistoria em agências bancárias e emissão de passaportes que não forem de caráter emergencial. Os policiais também prometem realizar operação padrão nos aeroportos, portos e nos postos de fronteira.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.