A sigla pode soar estranha, mas compõe a primeira política pública lançada pelo Governo Federal na área de esporte e com a qual Guarapuava está contemplada. A observação é feita pelo secretário municipal de Esportes e Recreação, Celso Góes comemorando a conquista de R$ 590 mil para a implantação do PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade). A contrapartida do município será de R$ 51 mil.
De acordo com o secretário, o projeto aprovado pelo Ministério do Esporte foi elaborado pelos técnicos Rubens Unger, o Rubão, e Telmo Passos, ambos da Secretaria, e enviados ao Planejamento para os trâmites legais.
O programa que entrará em execução em 2015, segundo Góes, visa a ressignificação dos espaços esportivos e de lazer existentes na cidade. São praças, quadras, salões paroquiais, ginásios de esporte, campos de futebol que transformam em núcleos e subnúcleos para as atividades propostas pelo programa. Em Guarapuava os locais escolhidos são o Xarquinho, a Vila Bela, a Vila Carli e o Cristo Rei que funcionarão como núcleos. Já na Primavera, Concórdia, Paz e Bem e Morro Alto haverão sub núcleos.
“Nesses locais, as atividades físico-esportivas, socioculturais, artísticas, intelectuais acontecem tendo como princípio a gestão participativa e democrática do esporte”, observa o secretário.
De acordo com Celso Góes, no Bairro Industrial e subnúcleo do Bairro da Primavera, com uma população aproximadamente 16.716,o programa pretende atingir 450 pessoas, oferecendo a elas uma oportunidade e melhorar sua saúde físico cultural. As atividades serão desenvolvidas no Espaço Cidadão do Industrial e Espaço Cidadão da Primavera.
Na Vila Bela e subnúcleo Concórdia, com cerca de 16 mil pessoas, o trabalho almeja 450 partiicpantes, com atividades nos ginásios municipais da Vila Bela e Vila Concórdia. Já na Vila Carli e núcleo Paz e Bem compreendendo uma população aproximadamente de 9.279 habitantes, podem estar participando uma média de 300 pessoas, com atividades desenvolvidas no Ginásio Municipal de Esportes Vila Carli e CEUS (Centro de Artes e Esportes Unificados).
No Cristo Rei e Bairro Morro Alto, Núcleo Adão Kaminski, que possui uma população aproximada de 16 mil habitantes o programa tem o objetivo envolver 400 pessoas, diminuindo ondas de violência, melhorando a vida de interação social e atividade em grupo. A estrutura oferecida é composta pelos ginásios municipais de esportes do Núcleo Cristo Rei e Ginásio do Batalhão da Polícia Militar.